Ismael de Sousa vence Euroliga 3 de basquetebol em cadeira de rodas!
Numa final 100% italiana da Euroliga 3 de basquetebol em cadeira de rodas, o Santa Lucia Basket venceu Santo Stefano por 57-56, com uma reviravolta épica nos minutos finais.
Atletas | Competições | Treinadores
30 ABR 2018
Na Euroliga 2, o HS Varese de Pedro Bártolo não foi além do sétimo posto, apesar de tal não refletir a prestação honrosa da formação do norte de Itália. A equipa da Lombardia apresentou-se em Sheffield com apenas sete jogadores e viu o mar de contrariedades aumentar quando uma infeção súbita acometeu Alessandro Nava, forçado a regressar a Milão logo após o primeiro encontro.
Euroliga 3
Mesmo privados de uma peça-chave como o internacional italiano Marco Stupenengo, o jogo coletivo do Santa Lucia Basket fez a diferença, assim como a inspiração do experiente base Rafael Muiño Gamez, vencedor da Champions Cup nas últimas duas épocas ao serviço do CD Ilunión de Madrid.
Perante o favorito Santo Stefano, segundo na fase regular do campeonato italiano, enquanto Santa Lucia fora quarto, os comandados de Fabio Castelucci souberam encontrar soluções para contornar a marcação cerrada à sua referência, o poste Matteo Cavagnini. Cristian Fares, com 21 pontos, 12 ressaltos e 1 assistência, e Rafael Muiño Gamez, autor de 13 pontos (75% de eficácia), 3 ressaltos e 3 assistências, foram os atletas em evidência. Do lado de Santo Stefano, só Sofyane Mehiaoui se exibiu ao nível exigido, registando 32 pontos, 8 ressaltos e 5 assistências. Ismael de Sousa não atuou na final. Parciais: 12-19 / 8-15 / 22-14 / 15-8
O poste português junta assim o seu nome ao de Hugo Lourenço e Marco Gonçalves, também eles vencedores da Euroliga 3 (à data designada Challenge Cup), na lista de atletas nacionais a conquistar uma prova europeia. De referir ainda a eleição de Matteo Cavagnini e Rafael Muiño para o cinco ideal.
Até à final foi este o percurso dos romanos:
Santa Lucia 60-64 Izmir BB Genclik (TUR)
Les Aygles de Meyrin (SUI) 35-59 Santa Lucia
KKI VRBAS Banja Luka (BOS) 48-74 Santa Lucia
Mideba Extremadura (ESP) 51-61 Santa Lucia
Euroliga 2
Na Euroliga 2, ex-Willi Brinkmann, Pedro Bártolo não conseguiu ir além do sétimo posto, entre oito equipas, com o seu Handicap Sport Varese. Já desfalcados do seu capitão, a formação da Lombardia enfrentou esta competição com apenas sete jogadores (somente dois de pontuação alta – postes) e logo após o primeiro jogo deparou-se com mais um obstáculo, uma infeção súbita de outro jogador, Alessandro Nava, que regressou de imediato a Itália.
Reduzidos a seis jogadores, e com o português a jogar 160 minutos em dois dias, Varese, depois de deixar escapar a vitória no primeiro jogo, ainda assustou os alemães de Colónia, tendo estado a vencer até ao terceiro período e fechando com brio a sua participação, que colheu elogios dos adversários, ao bater os compatriotas de Porto Torres. No duelo com aquela que viria a ser a formação vencedora, o anfitrião Sheffield Steelers, recheado de internacionais britânicos como Abdi Jama, Phil Pratt, George Bates ou Harry Brow, Varese nunca conseguiu equilibrar a contenda. Pedro Bártolo realizou uma competição muito positiva, averbando médias de 10 pontos, 1 ressalto e 5 assistências.
Eis os resultados:
BKIS "Nevskiy Alyans" (RUS) 51-47 Handicap Sport Varese
Handicap Sport Varese 58-84 Sheffield Steelers (ING)
Handicap Sport Varese 51-72 Koln 99ers (ALE)
Handicap Sport Varese 49-47 GSD Porto Torres (ITA)