Portugal vence Alemanha pela primeira vez desde 2011 em Sub18 Femininos

Confere aqui os resultados do 2.º dia do torneio

Seleções
5 AGO 2024

A Seleção Nacional de Sub18 Femininas voltou a ganhar no Youth EuroBasket 2024, vulgo Campeonato da Europa, desta feita frente à forte Alemanha, que ontem bateu a Sérvia, por 69-55. É a segunda vez que Portugal bate a congénere da Alemanha neste escalão (dados a partir de 2009), a última em 2011, por 57-63. Na Divisão A, onde figuram as 16 melhores seleções europeias, Portugal, a jogar em casa, em Matosinhos, voltou a mostrar que é um nome a ter em conta nas decisões finais e, como também venceu ontem a Itália, já é primeiro do Grupo C.

A Alemanha até entrou a ganhar no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, mas não demorou muito até Portugal dar a volta ao marcador com dois cestos consecutivos da poste Clara Silva, que juntou a excelente exibição de hoje (28pts, 13/17 2P, 7res, 2ast, 4dl) ao duplo-duplo de ontem (17pts, 10res, 3ast), e que ao intervalo já tinha 20 pontos no bolso. Ema Karim (16pts, 2/3 3P, 3ast, 2rb) também esteve em destaque, tal como Gabriela Fernandes (10pts, 7res, 2ast).  

Esperava-se grande igualdade entre as duas equipas, mas o 1.º quarto provou desde logo que Portugal se iria superiorizar. Um parcial de 7-0 obrigou as alemãs a pedir desconto de tempo a seis minutos do fim do 1.º período, de forma bastante eficaz, já que se seguiu uma resposta bastante agressiva do país da Europa Central. O coletivo das quinas, contudo, usufruiu de uma grande contribuição coletiva (seis jogadoras tinham cestos convertidos no 1.º período, enquanto os pontos alemães se concentravam em Helena Englisch e Johanna Huppertz), e terminou o 1.º quarto a vencer 17-12.

Seguiu-se um 2.º quarto bastante enérgico de parte a parte. As alemãs queriam vencer o jogo e os lançamentos foram caindo, mas a eficácia lusa sobressaiu (69% de 2P face aos 27% das alemãs). Um parcial de 14-6 para a turma lusa colocou o resultado em 32-20 e obrigou a novo desconto de tempo alemão – sem grande sucesso.

Ao intervalo, Clara Silva (já) era MVP, com inéditos 20 pontos (9/11 2P), 5 ressaltos e 3 desarmes de lançamento, bem secundada por Gabriela Fernandes (7pts, 4res, 2ast), e o marcador ditava 38-24. Nota para a prestação defensiva das comandadas de Agostinho Pinto, que reduziram a grande promessa alemã, Clara Bielefeld, a 2 pontos nos primeiros 20 minutos – e a apenas 4 em toda a partida.

No regresso do intervalo, Portugal entrou logo com grande vontade de dar o jogo por encerrado. Ema Karim marcou os 7 primeiros pontos lusos e aumentou a já larga vantagem para 18 pontos de diferença. As alemãs não conseguiram responder e a “suspeita do costume”, Clara Silva, reforçou a sua importância no jogo com mais 6 pontos (parcial de 13-6 para as portuguesas a meio do 3.º quarto). Novamente em grande plano defensivo, o coletivo português fechou o 3.º período (16-15) a vencer 54-38.

O 4.º quarto começou melhor para as alemãs, que marcaram quatro pontos consecutivos – Carolina Silva e Ema Karim responderam com um triplo cada, para provar que, hoje, era dia de Portugal. A diferença de sensivelmente 10 pontos manteve-se até ao fim da partida, com Agostinho Pinto a gerir a equipa e a fechar o resultado em 69-55.

A estatística completa está disponível aqui.

O próximo jogo do conjunto das quinas está marcado para amanhã, dia 5 de agosto, às 20h30, frente à Sérvia, que perdeu hoje com a Itália (2.ª do grupo C). O encontro, tal como todos os encontros portugueses na prova, terá transmissão FPBtv.

Confira aqui os restantes resultados do dia:

A primeira parte do encontro entre as duas seleções foi controlada pelas croatas, que terminaram o primeiro período com uma vantagem de 11 pontos (24-13). Ao intervalo, essa vantagem aumentou para 15 pontos (44-29) depois de mais um período com um maior domínio por parte das polacas. Porém, a história na segunda parte foi diferente, com a partida a ser decidida apenas nos últimos segundos do jogo, caindo a favor da Croácia (73-70). Destaque-se a exibição de Petra Bozan com 16 pontos, 12 ressaltos e quatro assistências. Do lado da Polónia, nota para o jogo de Natalia Rutkowska, que registou 15 pontos e 11 ressaltos.

A Seleção finlandesa assumiu a liderança desde os primeiros minutos desta partida, levando a que os parciais da primeira parte fossem: 11-17 e 16-24. No abrir da segunda parte do jogo, as finlandesas foram capazes de alcançar o melhor parcial do jogo (15-28) e mesmo com o esforço da seleção do Luxemburgo no quarto final (21-20), a vitória ficou na mão da Finlândia. Em campo, sobressaíram do Luxemburgo Joyce Isi Etute  com um duplo-duplo (15pts, 13res, 4ast, 3rb) e Lilli Onnela (16pts, 7res, 2rb) da Finlândia.

Num duelo entre duas seleções que procuravam a primeira vitória, foi a Itália a conquistá-la. O conjunto italiano entrou com maior intensidade na partida, acabando por alcançar uma vantagem de oito pontos à entrada para o intervalo. Já na segunda parte do jogo, o domínio italiano acentuou-se perante uma Sérvia que não conseguia encontrar resposta para o ritmo de jogo das italianas. Nota para a grande exibição de Emma Giacchetti com 24 pontos, quatro ressaltos, seis assistências, quatro roubos de bola e dois desarmes de lançamento. Do lado da Sérvia, destacou-se Angelina Davorija, com 18 pontos, três ressaltos e um desarme de lançamento e roubo de bola.

Apesar do fantástico 1.º quarto da seleção espanhola, onde marcou 33 pontos frente aos 15 da equipa adversária, a Turquia passou os restantes 30 minutos do jogo com mais capacidade a colocar bola no cesto: 14-9, 19-17 e 15-14. O jogo ficou definido com o avanço inicial da Espanha, que fez com que vencessem o 2.º jogo do Campeonato da Europa por 63-73. Destacaram-se as atletas Awa Fam (18pts, 17res e 2ast), de Espanha e Eslem Guler (9pts, 7res e 4ast), da equipa turca.

Numa partida equilibrada do início ao fim, apenas um ponto separava as duas seleções depois da primeira parte do encontro. A Bélgica entrou no terceiro período a vencer por 31-30 mas foi a Hungria quem se adiantou no marcador (44-50) à entrada para os últimos dez minutos. Contudo, um grande esforço defensivo das belgas no 4.º período, sofrendo apenas cinco pontos, foi a chave para o triunfo da Bélgica. Destaque-se o jogo da belga Lalie Dupont com dez pontos, oito ressaltos, duas assistências e dois roubos de bola. Já do lado húngaro, Eszter Ratkai teve 11 pontos, sete ressaltos, seis assistências e quatro roubos de bola.

A Eslovénia saiu vitoriosa do confronto frente à Letónia numa partida onde apenas oito pontos separaram as duas seleções. Assim, a Eslovénia alcançou a primeira vitória no Campeonato da Europa enquanto que o conjunto letã somou a segunda derrota. Nota para a exibição de Maja Uranker, com 20 pontos, cinco ressaltos, duas assistências e dois roubos de bola. Destaque também para Anna Liepina, que apontou 11 pontos e novo ressaltos.

França venceu Israel num encontro novamente dominado pelo conjunto francês. Contudo, na primeira parte, apenas no 2.º periodo conseguiram as atletas francesas distanciar-se, chegando ao intervalo com uma vantagem de dez pontos. Porém, nos últimos 20 minutos, essa vantagem aumentou para 30 pontos. Destaque para a atleta francesa com 26 pontos, sete ressaltos, dois ressaltos e uma assistência. No lado de Israel, nota para Gal Raviv com 17 pontos, cinco ressaltos e duas assistências.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Seleções
5 AGO 2024

Mais Notícias