“Já demonstrámos que podemos complicar a vida a qualquer das equipas contra quem jogámos”

O Pavilhão Galamba Marques, na Figueira da Foz, acolherá a final da Taça de Portugal de basquetebol em cadeira de rodas (BCR), agendada para as 15 horas de sábado, com transmissão na FPB TV, e que oporá o GDD Alcoitão à APD Braga.

Atletas | Competições | Treinadores
25 MAI 2017

 

Hugo Maia, técnico da formação de Alcoitão, anteviu para a FPB este desafio, falando sobre a sua equipa, sem esquecer os pontos fortes do adversário.

O GDD Alcoitão terá pela frente uma equipa do APD Braga que não perdeu para o campeonato. Apesar de se tratar de uma final, pensa que o adversário minhoto é favorito?

Temos dois internacionais na equipa e um grupo de jogadores que mistura juventude e experiência e já demonstrámos que podemos complicar a vida a qualquer das equipas contra quem jogámos. A APD Braga, como equipa campeã nacional desta época e vencedora da edição anterior da Taça de Portugal, seria apenas e só por isso favorita à vitória. Juntando a esses fatores a experiência do seu treinador e o facto de terem no seu grupo quatro internacionais, dois deles com experiência de vários anos na 1.ª e 2.ª Divisão Espanhola, torna inevitável declará-los como favoritos para a conquista da Taça de Portugal.

 

Avaliando a APD Braga, em que aspetos o GDD Alcoitão terá que ser mais forte?

O GDD Alcoitão terá que ser melhor do que tem sido nos últimos jogos na sua defesa zona, no balanço defensivo para evitar contra-ataques e, acima de tudo, na sua eficácia no ataque. Sendo nós uma equipa que até consegue penetrar nas defesas adversárias, falta-nos concentração e eficácia na concretização.

 

Como analisa o percurso da sua equipa até esta final? Era um objetivo para esta temporada?

A conquista de qualquer competição em que estejamos envolvidos é sempre o objetivo principal desta equipa. Temos tanta consciência do nosso valor, como consciência do que ainda temos que crescer. É a primeira equipa das três primeiras classificadas que apanhamos no nosso percurso da Taça de Portugal e isso, de certa forma, facilitou o nosso percurso para a final, mas isso não nos tira qualquer valor ou mérito por estarmos na final.

 

O GDD Alcoitão terminou o campeonato na quarta posição, de uma forma tranquila. A época, nesse aspeto, decorreu da forma esperada?

Foi uma época longa e atribulada. Temos sempre a aspiração de no mínimo, melhorarmos a nossa classificação da época anterior e o 3.º lugar ficou a uma distância de oito pontos que sofremos a mais contra o Sporting CP/APD Sintra. Terminámos o Campeonato Nacional com a noção clara de que temos equipa e um quadro de jogadores com capacidade para conseguir uma melhor classificação do que o 4.º lugar.

Atletas | Competições | Treinadores
25 MAI 2017

Mais Notícias