Jackson o melhor em 9 rondas
Após 9 jornadas realizadas na Liga Portuguesa de Basquetebol o norte-americano do Sampaense Basket, Almaad Jackson , é o grande dominador da prova, ao liderar os rankings de MVP e melhor marcador da competição.
Atletas | Competições
24 DEZ 2010
Já na categoria de lançamentos são os atletas nacionais que se destacam, obtendo quase o pleno em todos os itens considerados.
O norte-americano Almaad Jackson (Sampaense), que por seis vezes em nove jogos foi nomeado como MVP do jogo, é o jogador mais valioso da LPB, com 29.2 de média de valorização. A esta marca soma ainda a liderança na lista dos melhores marcadores do campeonato com 21.6 de média.No capítulo do lançamento, Mathew Shaw (Académica) intromete-se no pleno dos jogadores portugueses, ao ser o jogador mais eficaz no tiro de 2 pontos com média de 70% (46/66). Joel Almeida e Augusto Sobrinho completam o pódio.Nos lançamentos de longa distância, os atletas nacionais fazem o pleno, com o atirador Fernando Neves (Ovarense) no topo da tabela com a boa média de 55% (22/40). A completar o trio da frente surgem o base portista José Costa (47%) e o extremo penafidelense José Almeida (44%).Da linha de lance-livre repete-se o domínio absoluto dos jogadores portugueses, todos com cem por cento de aproveitamento. O organizador de jogo do CAB Madeira, Mário Fernandes, converteu todos os 17 lances-livres a que teve direito durante a competição. Seguem-se Nuno Marçal com sete e Marco Rosa com quatro.No seu regresso a Portugal, o norte-americano do Vitória de Guimarães, Kevin Jr ,é o rei dos ressaltos, com um registo na casa das dezenas (10.1).O melhor em roubos de bola é o também norte-americano Tyrone Curnell (Barreirense FC) que, com uma média de quase 4 roubos por jogo (3.7), lidera por uma diferença mínima, já que o seu compatriota do CB Penafiel Jeremy Goode (3.6) segue-o de muito perto.O experiente capitão da equipa de Ovar Nuno Manarte continua a revelar a sua fantástica capacidade de fazer bons passes, destacando-se na arte de passar com 5.6 assistências de média por jogo.No capítulo da intimidação, o norte-americano do Lusitânia Marcel Monplaisir não tem rival à sua altura, dominado em absoluto a categoria de desarme de lançamentos com a excelente média de 4.1 por jogo.