Jogadores marcantes #3: Cláudio Batista

Figura importante no feito da Seleção Nacional de BCR em 2007

Competições
17 ABR 2020

Um dos notáveis da conquista do Europeu C, em 2007, Cláudio Batista destacou-se ao serviço da APD Leiria, mas também além-fronteiras, no CP Mideba e no Amivel de Vélez-Málaga, emblema no qual exerce agora as funções de treinador-adjunto e treinador da “escola”.

Em sentido oposto à norma indesejada, justificada pela falta de informação ou receio, Cláudio Batista (4.5) iniciou-se no BCR com apenas 10 anos, incentivado pelo pai. “Ele não gostava muito de desporto, mas influenciou-me muito para praticar a modalidade. Comecei a treinar em 1988 e fiz a minha primeira época como jogador em 1992”, conta o ex-APD Leiria, a única formação que representou em Portugal.
A técnica ofensiva requintada transformou-o rapidamente na ameaça principal para as equipas adversárias no campeonato, apesar de ainda muito jovem, conforme atesta o ex-companheiro de equipa e de seleção, igualmente retirado, Valter Mendes. “Todo o jogo da equipa lhe passava pelas mãos devido à sua qualidade, muito acima da média e pela forma como entendia o jogo”, relata o antigo jogador da APD Leiria e do Lyon Basket (França), que estende o louvor ao nível de compromisso do colega. “O Basquetebol estava presente na sua vida quotidiana, treinando sozinho, sempre que podia, para melhor a sua performance, e procurando mais informação sobre a modalidade”, entrega que lhe iria render a chegada à seleção e um papel preponderante no auge internacional do BCR nacional.
Nesse ano, 2007, Cláudio perfilou-se como um dos jogadores centrais do primeiro (e único, se nos cingirmos aos troféus) grande êxito do país, vitorioso em Dublin, Irlanda, no Campeonato da Europa C, “um momento inesquecível, o melhor sem nenhuma comparação”, sublinha.
Com o selecionador José Maria Cristo, um dos que menciona em particular no rol de referências como treinador, a par de Paco Aguilar (Amivel – Málaga), voltaria a cruzar-se, no CP Mideba (Badajoz), na época 2008-2009. Por lá, coincidiu com outros dois dos pilares do feito acima narrado, Pedro Gonçalves (3.5) e Hugo Lourenço (4.0), que define “como uma das melhores pessoas e jogadores” que conheceu.
No entanto, na época 2007-2008, curiosamente a do primeiro título leiriense, arrancava a aventura na División de Honor, uma das ligas europeias de proa, no já mencionado Amivel, de Málaga, “casa” à qual regressa após a experiência em Badajoz e onde se radicaria até hoje. No conjunto do sul de Espanha, desempenha os cargos de treinador adjunto da equipa sénior e treinador principal da formação.
Valter Mendes, antigo internacional português, ex-APD Leiria e Lyon Basket
“Um grande companheiro de equipa, que partilhava todo o conhecimento com os colegas para que pudessem evoluir. É neste aspeto que aproveito para lhe agradecer todo o apoio e ensinamentos que serviram de base para o meu percurso. Agradeço eu, e certamente o BCR, em Portugal. Obrigado, Cláudio!”
Competições
17 ABR 2020

Mais Notícias