José Barbosa: «Quem tem medo compra um cão»

A juventude abunda no plantel que a Ovarense Dolce Vita fez deslocar até Luanda, tendo em vista a participação da equipa na Supertaça Compal.

Atletas
1 ABR 2010

De entre os mais jovens, o base José Barbosa será, provavelmente, aquele que melhor preparado poderá estar para enfrentar os fortes adversários que estão presentes no torneio. Barbosa espera não comprometer, contra adversários, como ele bem diz, habituados a jogar contra os melhores do mundo e nas melhores competições a nível mundial.

Nem mesmo para o adepto de basquetebol angolano, que apesar de tudo é conhecedor da modalidade, passa despercebido a quantidade de jovens que fazem parte da comitiva vareira. Talvez por isso, embora de uma forma sempre disfarçada, vão perguntando se a equipa veio na sua maior força, e se os jovens estarão preparados para o contacto e a intensidade que irão ter pela frente. “É verdade que este grupo tem vários jogadores jovens, sendo que 4 ainda são juniores, o que não significa, que mesmo em conversas entre nós, não exista o desejo e a ambição de podermos cumprir se formos chamados a jogar”, conta-nos um desses jovens, José Barbosa.A maior inexperiência internacional – 1ª a nível sénior – poderá revelar ainda mais as dificuldades que José Barbosa poderá vir a ter, jogando ele na posição de 1º base, onde é obrigado a expor-se mais do que os outros colegas. “Sei bem das dificuldades que irei encontrar durante este torneio. Antes de vir para Luanda, conversei com alguns amigos que nasceram cá e conhecem bem a realidade do basket angolano. Estou identificado com os adversários que irei defrontar, da forma como jogam e ao nível a que estão habituados a participar. Jogar contra bases que participam em Campeonatos do Mundo e Jogos Olímpicos nunca é tarefa fácil, mas também não pode ser motivo para ter medos. Quem tem medo compra um cão. Se jogar vou tentar jogar o melhor que sei e posso, procurando sempre jogar o mais simples possível, evitando ao máximo complicar.”Mas para um jovem que quer afirmar-se numa equipa com a Ovarense, bem como no basquetebol nacional, esta será certamente uma experiência da qual irá tirar enormes dividendos futuros para poder crescer como atleta. “Estamos conscientes que esta é uma grande oportunidade para alguns jogadores menos utilizados poderem jogar mais minutos. Minutos esses com uma qualidade acima da média.”O jovem base vareiro fazia parte da lista de jogadores que o Seleccionador Nacional de Sub-20 masculinos, André Martins, gostaria de observar na próxima semana, estando ainda para ser decidido se vai chegar a integrar esta acção de preparação. “Ainda não sei se vou participar em algum treino da Selecção, que começa os trabalhos no próximo domingo e se prolongam até à próxima quarta-feira. É algo que ainda vai ser decidido entre o Mário Leite e o Seleccionador Nacional, mas julgo que mesmo não treine, muito provavelmente irei passar por lá, até porque sou o capitão da Selecção.”

Atletas
1 ABR 2010

Mais Notícias