Juízes nacionais destacados para as provas europeias de BCR

Custódio Coelho, Gustavo Costa e Jorge Marques em ação de 28 a 30 de abril

Competições
27 ABR 2023

Custódio Coelho, Gustavo Costa e Jorge Marques voltam a merecer a confiança da IWBF Europa e apitam as provas europeias de clubes.

Custódio Coelho faz a estreia em fases finais, no tocante a competições de clubes, na Euroliga 2, em Badajoz, Espanha, que reúne o anfitrião Mideba Extremadura e emblemas com legítimas aspirações à vitória, como o CS Meaux (França) ou o recém-consagrado campeão italiano, pela primeira vez, Amicacci Abruzzo. Depreende-se grande motivação do discurso do jovem juiz. “É um orgulho estar presente numa final da Euroliga 2 (terceira melhor competição de clubes na Europa), para além de ir fazer equipa com alguns dos melhores árbitros a nível europeu. A minha principal expectativa e objetivo é evoluir como árbitro e trazer mais conhecimento para a modalidade em Portugal, para que em conjunto possamos evoluir”, afirmou.

Já Gustavo Costa, o mais “veterano” dos três, partilha o mesmo palco do colega setubalense e, na sua 21ª época como árbitro IWBF, expressa, sobretudo, o desejo de poder contribuir para o desenvolvimento dos mais jovens. “Registo com agrado a confiança da IWBF Europe ao indicar-me para mais uma Final 8 em competições de clubes, de memória, será pelo menos a minha 12ª final 8”, assinala.

“As minhas expetativas não são prioritariamente desportivas. Numa fase em que o quadro de árbitros IWBF Europe está em profunda renovação, foram nomeados alguns colegas que obtiveram a licença IWBF recentemente, dois deles no passado mês de março, por isso, a integração desses colegas na família IWBF, tanto no que se refere à componente em jogo, como fora dele, será certamente uma das minhas prioridades”, explicitou, aproveitando para lançar um repto aos amantes do BCR.

“Penso que vamos ter vários jogos de qualidade e aqui faço um desafio a todos os amantes de BCR portugueses. Esta é uma oportunidade rara para assistir a bom BCR, praticamente dentro de território nacional, por isso apelo a todos a que se desloquem a Badajoz de sexta-feira a domingo”, referiu.

Por último, Jorge Marques, o mais recente no quadro de árbitros internacionais, ruma a Murcia, para o grupo B da etapa de qualificação, destinada às equipas que procuram uma vaga na fase preliminar da Euroliga no próximo ano desportivo. Além do anfitrião UCAM Murcia, sobressaem os compatriotas madrilenos Fundación FDI Villa de Leganés. “Estou bastante contente com a nomeação que foi recebida no dia após as provas de internacionalização em Toulouse. Esta oportunidade imediata dar-me-á oportunidade de absorver mais conhecimento junto dos meus colegas mais experientes, podendo proporcionar deste modo um crescimento quase imediato como árbitro internacional.

Espero poder consolidar os meus aspetos técnicos como árbitro de BCR, contribuindo naturalmente para o crescimento da nossa competição”, refletiu.

 

 

 

Competições
27 ABR 2023

Mais Notícias