Liga BCR: BC Gaia e APD Sintra iniciam luta por um lugar na final
Primeiros duelos jogam-se, em Grijó, “forte” dos gaienses, este sábado e domingo, 29 e 30 de março

Competições
27 MAR 2025
Na Liga BCR, a disputa pelo título de campeão nacional prossegue, este fim de semana, com a realização dos primeiros encontros das meias-finais do playoff. APD Sintra e BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto reeditam o embate da meia-final da Taça de Portugal, que pendeu a favor dos sintrenses – 63-59.
Em Grijó, Vila Nova de Gaia, o BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto procura a quinta final consecutiva, diante da APD Sintra, a formação mais laureada na principal competição do BCR nacional, com 11 campeonatos no seu palmarés. Os donos da casa terminaram a fase regular, no primeiro posto, fator de motivaçãoe extra, enquanto os sintrenses obtiveram a última vaga de qualificação, colocados no quarto lugar, mas os últimos embates com os gaienses têm-se pautado pelo equilíbrio.
Rafael Brito, base do BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto, acredita na capacidade de resposta da equipa, depois da derrota, na Taça de Portugal. “Vai ser mais um jogo difícil, pois os dois últimos resultados provam isso, principalmente no último confronto, no qual saímos com o resultado negativo, onde os detalhes fizeram total diferença. Encaro a meia-final com a confiança em alta e acredito muito no resultado positivo da nossa equipa!”, previu, antes de dar a “receita” para o sucesso da formação nortenha.
“Primeiramente, devemos entrar mais focados no que nos foi proposto a fazer. Seguir o plano de jogo e parar o Hugo Lourenço, Ricardo Pires e Pedro Gonçalves. O fator “casa” pode ser um ponto positivo para arrancarmos à frente e, com certeza, o público será o nosso 13° “jogador” em campo”, concluiu.
Na formação da APD Sintra, Ricardo Pires, o mais concretizador na meia-final da Taça de Portugal, expressa a sua convicção nas possibilidades sintrenses de carimbar a passagem à final, não obstante as dificuldades acrescidas de enfrentar o BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto, inicialmente, em casa. “Vamos encarar esta meia-final, como a meia-final da Taça, na qual fomos com o objetivo de vencer e conseguimos. Sabendo das limitações que temos e que, nestes primeiros dois jogos, Gaia joga em casa, com o seu público, vamos com o mesmo espírito de sempre, de fazermos o nosso melhor em campo e impormos o nosso jogo“, sublinhou.
O foco defensivo também domina o testemunho do poste sintrense. “Teremos as atenções voltadas para o Pedro Bártolo certamente, mas teremos de defender bem para também não permitir concretizações fáceis dentro do pintado.
Estamos confiantes e com vontade de dar dar um bom espetáculo de Basquetebol, como na Taça, e assim, se possível, trazer a decisão para nossa casa”, afirmou.
As meias-finais do playoff da Liga BCR disputam-se à melhor de cinco encontros. A eliminatória inicia em Grijó e transita para o Pavilhão da Serra das Minas, a 5 e 6 de abril, pelas 15h, enquanto o hipotético jogo 5 está reservado para 26 de abril, às 14h30h, novamente em casa dos gaienses.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.