Liga Betclic Masculina e Taça Hugo dos Santos com mudanças
Modelo competitivo das duas provas irá sofrer alterações na próxima temporada
Competições | FPB
26 ABR 2023
A época 2023/2024 irá apresentar algumas mudanças no que toca ao panorama competitivo do basquetebol masculino nacional, em especial em duas competições: a Liga Betclic Masculina e a Taça Betclic Hugo dos Santos.
No que toca à principal competição do basquetebol nacional masculino sénior, a Liga Betclic, a prova passará a disputar-se com uma fase regular, seguida pelo play-off, eliminando assim a segunda fase.
Após a realização de um estudo da maioria dos campeonatos europeus, chegou-se à conclusão de que o campeonato português tem ligeiramente mais jogos do que a média, opinião partilhada por cerca de metade dos clubes da Liga, que consideram que a competição devia ser mais curta. Para além disso, os clubes portugueses ainda disputam mais duas provas – Taça de Portugal e Taça Hugo dos Santos, o que não se verifica noutros países da Europa. Mais ainda, a melhoria das exibições dos clubes portugueses na europa, que avançam para fases avançadas das competições, leva a uma maior sobrecarga de jogos e dificuldade em reagendar partidas.
Assim, e com o objetivo de criar maior flexibilidade, dinamismo e interesse ao longo da época, foi decidido eliminar a 2.ª fase da Liga, compensando a redução de 10 jogos com o acrescento de cinco jogos na Taça Hugo dos Santos. A fase regular será disputada por pontos, em “poule” a duas voltas, com jornadas simples e duplas (se necessário), classificando do 1.º ao 12.º. Terminada a fase regular, os oito primeiros classificados avançam para os play-offs.
Já a Taça Hugo dos Santos, que se disputava num formato “final four” com os quatro primeiros classificados da primeira volta da Liga Betclic, também sofre mudanças.
Com as mudanças abaixo explicadas, a Federação Portuguesa de Basquetebol procura criar um novo conceito para a prova, com maior potencial comercial e de divulgação, alargando a taça a todos os clubes que participam na Liga, gerando maior envolvência, quer na fase de grupos quer na fase final.
De acordo com as alterações ao regulamento de provas, a prova compreenderá duas fases: Fase de Grupos e Fase Final. Na fase de grupos os clubes são divididos, com base na classificação da época anterior, em duas séries de seis.
As equipas da mesma série defrontam-se entre si a uma volta, em jogos fora e casa, de acordo com a chave do sorteio (total de cinco jogos por equipa).
Terminada a fase de grupos, a fase final engloba os três melhores classificados de cada série da Fase de Grupos num total de seis equipas. Os primeiros classificados de cada grupo apuram-se diretamente para as meias-finais da prova, enquanto os segundo e terceiro classificados disputam uma eliminatória anterior.
Fruto das alterações acima enunciadas, cumpre esclarecer o seguinte relativamente ao calendário desportivo:
- As datas aproximadas de início e fim da Liga não sofrem alterações;
- Os jogos da fase de grupos da Taça Hugo dos Santos serão disputados de forma intercalada com os jogos da Fase Regular da Liga
- A Fase Final da Taça Hugo dos Santos terá lugar após o final da Fase Regular e antes do início do Play-off da Liga.
As datas definitivas para disputa das diferentes provas serão comunicadas em Conferência de Calendário para a época respetiva.
Mais informações no documento em anexo.
Alterações – Liga e Taça Hugo dos Santos