“Liga Betclic promete competitividade e espetáculo”
Competições
24 SET 2022
Está a começar a edição 2022/2023 da Liga Betclic Masculina com quatro encontros marcados para este sábado. Durante esta tarde poderemos assistir na FPBTv à receção do FC Porto ao CAB Madeira, ao encontro entre Vitória SC e UD Oliveirense, à deslocação do CD Póvoa ESC Online ao pavilhão da Ovarense Gavex e ao medir de forças entre Esgueira Aveiro Oli e Imortal LUZiGÁS.
Benfica e Sporting adiaram o encontro por via da participação nas provas europeias de clubes e o jogo entre SC Lusitânia Expert e Sangalhos DC Boomerang foi adiado nas últimas horas devido à tempestade Gaston que impediu a equipa continental de aterrar nos Açores.
A principal prova nacional de basquetebol apresenta equipas reforçadas, com algumas estreias e grande emoção em cada um dos encontros. Foi este o mote para a conversa com Gil Cruz, Diretor de Competições da Federação Portuguesa de Basquetebol, no arranque da prova.
“À semelhança dos últimos anos, a Liga Betclic, este ano, promete competitividade e espetáculo. O título está em aberto, mas a luta pelos play-offs e pela manutenção também será renhida, pelo que se espera muita intensidade nos jogos e bom basquetebol. Ao dia de hoje é impossível prever como vai terminar a classificação no final e isso, na minha opinião, traz mais interesse à prova. Todos queremos que seja um ano marcado pela positiva e que se continue a elevar o nível com que se joga basquetebol em Portugal”, referiu Gil Cruz.
O responsável federativo admite que ainda é preciso crescer mais, pelo que a federação tem de contar com todos no processo de consolidação da prova e da modalidade: “O crescimento é feito de várias formas e passa por todos os intervenientes. A Federação tem vindo a adotar mecanismos de incentivo e recompensa para os clubes, não só pelos resultados desportivos que têm, mas também pelo seu nível organizacional. Os parceiros que temos trazido e que queremos continuar a trazer para esta prova também vêm acrescentar valor e dar mais notoriedade, mas depois é preciso corresponder com profissionalismo e ambição. E a própria Federação tem de ser exigente consigo própria e continuar a procurar formas de melhorar. É nesse sentido que temos trabalhado, porque acredito que o desenvolvimento da prova assenta no desenvolvimento dos seus intervenientes e vice-versa”.
Com imponderáveis como o que sucedeu este fim de semana, que não permitiu a aterragem nos Açores da equipa do Sangalhos DC Boomerang, e com o volume de provas e jogos previsto para a presente época, a gestão do calendário competitivo é feita minuciosamente. Para Gil Cruz não é um processo fácil, “mas também não tem de o ser. As provas internacionais têm de coexistir com as provas nacionais e as dificuldades que temos em conjugar calendários são fruto das boas prestações que os nossos clubes e a nossa seleção têm tido a nível internacional, por isso entendo que esse é um bom desafio e que não queremos deixar de ter. Trabalhámos em conjunto com os clubes para encontrar soluções e é dessa forma que temos de abordar este tipo de questões”.
Por tudo isto o papel da Federação com todos os parceiros é o de se desafiar a si própria diariamente. A si própria e aos clubes e patrocinadores. “Queremos parceiros que tragam visibilidade e notoriedade e queremos que os clubes e os atletas sejam os principais protagonistas. É com eles que os adeptos se identificam e é por causa deles que vão aos pavilhões ou que seguem o jogo na televisão ou nas redes sociais. A Federação tem de garantir que essa dinamização é feita de forma consistente e concertada entre todos e proporcionar, dentro das suas possibilidades, meios para que isso aconteça” acrescentou o Diretor de Competições da FPB.
O número ainda reduzido de público nos Pavilhões continua a ser uma grande preocupação para a Federação, que trabalha com os clubes no sentido de, como reforça Gil Cruz, “proporcionar uma experiência diferente aos adeptos no dia do jogo, mas também incentivar os clubes a darem seguimento com iniciativas próprias. Por outro lado, queremos melhorar a forma como promovemos a competição a nível digital e tecnológico, de formar a conquistar mais publico jovem e a gerar maior interesse pela prova”.
O trabalho está a ser feito em duas vertentes – o espetáculo nos pavilhões e a promoção basquetebol.
Todos os jogos da Liga Betclic serão transmitidos em direto na FPBTv.
Que venha a competição.