Lombos, CAB e Galitos “entram com o pé direito” na Liga Betclic Feminina
Esgueira Aveiro Oli, Olivais FC e CDE Francisco Franco não sorriram na 1.ª jornada
Competições | FPB
2 OUT 2021
Bola lançada ao ar na Liga Betclic Feminina, com Quinta dos Lombos, CAB Madeira e Galitos/Clínica Dr. Semblano a levarem a melhor sobre Esgueira Aveiro OLI, Olivais FC e CDE Francisco Franco, respetivamente.
O recém-promovido Esgueira Aveiro OLI estreou-se na Liga Betclic Feminina em casa da Quinta dos Lombos que levou a melhor sobre a formação do distrito de Aveiro. No arranque do encontro as duas equipas surgiram muito equilibradas e ao intervalo o conjunto da casa vencia por apenas um ponto (39-38). As diferenças entre as duas equipas não eram muitas e antes da entrada no último quarto a Quinta dos Lombos conseguiu aumentar a sua vantagem para dois pontos (57-55). Apesar do equilíbrio verificado nos decisivos dez minutos finais, Letícia Rodrigues e Ndioma Kane, conseguiram dar uma vantagem de quatro pontos às anfitriãs que fecharam o resultado final em 68-64.
Na formação de Carcavelos destaque para Ndioma Kane (22pts, 6res, 4ast) e Filipa Cruz (10pts, 6res, 1ast), já o Esgueira contou com as boas exibições de Trudy Walker-Benjamin (21pts, 9res, 6ast), Inês Ramos (14pts, 3res) e Ana Raimundo (13pts, 3ast, 7rb).
Em Coimbra, o CAB Madeira não teve problemas para ultrapassar o Olivais FC conquistando logo no arranque do encontro uma vantagem na casa das dezenas (18-28). A formação conimbricense tentou operar a reviravolta no marcador, mas não foi bem-sucedida já que ao intervalo as madeirenses venciam por 28-49.
Depois do tempo de descanso o jogo manteve a mesma toada com a equipa do Funchal a ir para o derradeiro quarto a liderar com mais de 30 pontos de vantagem (44-78). Nos restantes dez minutos do jogo o Olivais esteve melhor, mas o jogo esteve sempre controlado pela formação visitante que acabou por vencer por 64-96.
O Olivais teve em Eva Carregosa (15pts, 4res, 7ast), Raquel Alves (13pts, 4res, 4rb) e Mafalda Pompeu (12pts, 2res) as jogadoras em maior evidência, enquanto no CAB Madeira brilharam Madison Torresin (24pts, 8res, 4ast), Bria Dial (16pts, 5res, 2ast), Carolina Bernardeco (14pts, 3res, 3ast), Laura Silva (12pts, 4res, 6rb) e Isabel Berenguer (11pts, 3ast, 6rb).
O encontro mais equilibrado deste primeiro dia de Liga Betclic Feminina teve lugar no Pavilhão do Clube dos Galitos, já que para superar a formação recém-promovida do CDE Francisco Franco, o Galitos/Clínica Dr. Semblano teve de recorrer ao prolongamento. O encontro começou por sorrir às madeirenses que logo no 1.º quarto se colocaram na dianteira do marcador (9-11).
Antes do intervalo o Galitos deu a volta e colocou-se na frente do marcador (25-24). No regresso dos balneários, o conjunto forasteiro voltou a mostrar todo o seu poderio aplicando um parcial de 10-17. O equilíbrio era o tónico dominante na partida, com as duas formações a digladiaram-se pela vitória final que só apareceu após prolongamento graças aos dois lances livres convertidos por Ana Ramos que colocaram as anfitriãs a vencerem por 57-55.
Jeanne Morais (14pts, 11res, 5ast), Ana Ramos (12pts, 4res, 3ast), Daniela Domingues (10pts, 9res, 4ast) e Bárbara Souza (9pts, 15res, 3ast, 5rb) foram as jogadoras mais inspiradas da formação da casa, enquanto as madeirenses tiveram em Katherine Andersen (19pts, 8res, 4ast) e Dayna Rouse (13pts, 10res, 2rb) as suas grandes referências.