Lombos impõe-se ao GDESSA por 67-41

No primeiro jogo dia, a Quinta dos Lombos venceu o GDESSA - Barreiro por 67-41, alcando assim a primeira vitória nesta Fase Final.

Atletas | Competições | Treinadores
30 ABR 2016

Já a formação barreirense, que havia batido ontem o CAB Madeira, averbou a primeira derrota. 

Tudo em aberto na luta pelo título nacional. 

Depois do desaire da véspera frente ao Sportiva, a equipa da Quinta dos Lombos encarou este desafio diante do GDESSA – Barreiro com toda a força, sabendo que só um triunfo permitiria manter acesa a chama do título nacional. Durante quase todo o jogo pôde assistir-se a uma superiorioridade por parte das comandadas de José Leite, que se revelaram mais eficazes, aproveitando também os muitos turnovers averbados pelo GDESSA.

O primeiro período foi o mais equilibrado, ficando marcado pela baixa pontuação. Algum nervosismo de ambos os lados, muitos lançamentos falhados, o que se traduziu no 9-7 favorável ao Lombos passados os 10 minutos iniciais. Porém, a partir do segundo quarto, o conjunto da Linha começou a distanciar-se no marcador, fruto também de uma defesa agressiva, chegando aos 19-10. O treinador do GDESSA, Nuno Manaia, viu-se forçado a pedir um desconto de tempo, e a verdade é que depois dessa pausa a sua equipa até pareceu recompor-se, com um parcial de 6-0, mas esse seria mesmo o canto do cisne da formação da Margem Sul do Tejo. A Quinta dos Lombos voltou a pegar na partida, chegando ao intervalo em vantagem por 29-21.

No terceiro período assitiu-se ao quase sentenciar do jogo. O Lombos foi disparando no resultado, embora nunca tenha havido propriamente momentos de grande fulgor , ficando a ideia de que o GDESSA também se foi um pouco abaixo fisicamente. Portanto, não foi de estranhar que à entrada para o último quarto o marcador já registasse um 51-34 para a turma da Linha. Até ao final do jogo a toada manteve-se, com Nuno Manaia a aproveitar mesmo para dar descanso a algumas das suas atletas, a partir do momento em que se percebeu que as contas estavam resolvidas. Sendo assim, o Lombos ainda aproveitou para dilatar o resultado, que terminou com um 67-41.

Em termos individuais, e em relação ao Lombos, a destacar Sónia Reis, que quase obteve um duplo-duplo (14 pontos e 9 ressaltos), Inês Viana (14 pontos e 6 ressaltos) e Carolina Gonçalves, também com 14 pontos apontados. Por seu turno, na formação do GDESSA, sobressaiu a excelente prestação de Kamilah Jackson com um duplo-duplo (13 pontos e 15 ressaltos) e ainda Joana Bernardeco, que registou 8 pontos.

Após o desafio, José Leite era um homem satisfeito com o excelente triunfo alcançado. "Penso que estivemos muito bem na defesa. Aliás, na primeira parte as duas equipas defenderam bem, mas nós com alguma vantagem. Mantivemos o nível durante todo o jogo e acabámos por realizar uma boa exibição, penso que um dos melhores da época", afirmou o técnico. Já Nuno Manaia mostrou-se conformado com o desfecho verificado: "Não conseguimos impor o nosso jogo. A Quinta dos Lombos jogou muito bem. Na parte final do último período tentámos reduzir a diferença pontual num eventual empate a três, mas nos últimos três minutos optámos pela rotação do banco para tentarmos estar da melhor forma física possível no jogo de amanhã".

Atletas | Competições | Treinadores
30 ABR 2016

Mais Notícias