Lombos, Sporting, Imortal e GDESSA avançam para os quartos de final da Taça de Portugal Feminina

Amanhã há dois encontros: Sportiva Azoris Hotels vs. SL Benfica; Sporting Clube de Braga vs. ABTF Betão Vagos

Competições
21 DEZ 2024

Jogam-se os oitavos de final da Taça de Portugal Feminina, que começaram ontem, 20 de dezembro, com a vitória do Galitos FFonseca frente à AD Sanjoanense. Hoje, 21, ficaram-se a conhecer mais quatro emblemas que avançam para os quartos-de-final, nomeadamente CRC Quinta dos Lombos, Sporting CP, Imortal HMMotors e GDESSA Barreiro, que deixou para trás o favorito Esgueira Aveiro no Caldeirão Verde. Amanhã há mais jogos e os oitavos só terminam em janeiro.

Vejamos os sumários das partidas:

CAB MADEIRA 60-70 CRC QUINTA DOS LOMBOS

Primeiro duelo do dia com uma vitória categórica do CRC Quinta dos Lombos (8.º classificado da Liga Betclic Feminina) sobre o CAB Madeira (11.º). O coletivo de José Leite cimentou uma diferença pontual no 2.º quarto (10-20) que nunca mais abandonou, apesar dos esforços insulares em contrariar a ofensiva aurinegra.

Em casa, no Pavilhão Clube Amigos do Basquete, o CAB lutou até ao fim: esteve vários minutos sem conseguir marcar no terceiro quarto, mas ainda conseguiu reduzir e “assustar” as forasteiras. A dois minutos do fim, Marta Vargas (17pts, 8res), de três pontos, aligeirou a vantagem da equipa de Cascais para menos de 10 pontos, pela primeira vez desde os oito minutos do terceiro quarto (53-60). Maddi Utti (14pts, 6res), para não desperdiçar uma viagem à Madeira com uma derrota, reestabelece a diferença pontual com uma “falta e dois” logo de seguida. O jogo seguiu o seu percurso natural e nem o duplo-duplo de Maelys Martinet (16pts, 11res – 25.5val) ou os 12 pontos de Maria Lopes salvaguardaram o futuro das comandas de Fátima Silva na competição.

Chanaya Pinto (16pts, 7res, 4ast) foi a MVP do jogo (20val). Além de Utti, Nahomis Hardy (10pts, 7res) e Sara Caetano (10pts) também estiveram em bom plano.

SPORTING CP 76-70 SC COIMBRÕES

Uma amostra do que, até agora, se encaminha para ser a final do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Feminina, prova que dá acesso à Liga Betclic Feminina, já que ambas as equipas ocupam o lugar cimeiro da respetiva zona. A Norte, o SC Coimbrões, a sul, o invencível Sporting CP. E que duelo: grande intensidade e foram precisos cinco minutos extra para descobrir o vencedor: as “leoas” de João Vieira.

A verdade é que se marcaram muitos pontos no Pavilhão João Rocha, com um primeiro quarto a terminar 28-23 e com elevada eficácia para ambas as equipas. O ritmo não se manteve, contudo, para os dois quartos seguintes (12-12) e (12-13), o que não impediu que se jogasse até ao fim em Lisboa. A dois minutos do término da partida, o marcador ditava 66-62 para a equipa da casa. Cátia Lopes (17pts, 8res) reduziu para 66-64, Emília Ferreira (6pts, 4res)não conseguiu concluir debaixo do cesto a 30 segundos do fim e faz falta sobre Maria Marinho (8pts, 11res), que empata o jogo no lance-livre: prolongamento.

A história, essa, repetiu-se nos cinco minutos que se seguiram. O Sporting vencia por seis pontos de diferença, o SC Coimbrões chegou a reduzir para dois pontos, mas o jogo acabou por terminou 76-70, com as “leoas” a avançar para os quartos-de-final da prova rainha do Basquetebol nacional. Hannah Pratt fez um duplo-duplo (24pts, 12res) e foi MVP (34.5val), bem acompanhada por Sienna Durr (18pts, 13res – 26.5val) e Luana Serranho (13pts, 4ast); Lauren Golding, do lado do Coimbrões, marcou 16 pontos e colecionou sete ressaltos.

CPN 68-75 Imortal TCARS

Jogo muito bem disputado, do início ao fim, no Municipal de Ermesinde, casa do CPN. O duelo entre equipas da Liga foi como se esperava, renhido, com todos os quartos incertos (12-15, 24-21, 16-19, 16-20) quanto ao vencedor, que acabou por ser a equipa do Algarve, depois de uma longa deslocação ao Norte do país. Apesar dos 25 pontos de Mariana Garrido (máximo de jogo) e do grande duplo-duplo (18pts, 17res) de Tori Deperry (29val) pelo CPN (Marta Rodrigues, com 12 pontos, também se apresentou em bom plano), o coletivo de Albufeira foi muito… coletivo, e várias jogadoras estiveram em destaque na vitória.

O reforço Melissa Akullu fez um duplo-duplo (13pts, 11res), Catarina Mateus aproximou-se perigosamente de mais um triplo-duplo (10pts, 9res, 6ast), Megan Callahan marcou 14, Michaela Gaislerova 10 e Sofia Queiroz, melhor marcadora das algarvias, apontou 18.

ESGUEIRA AVEIRO 87-89 GDESSA BARREIRO

Foi a tremer até ao fim na verdadeira festa da Taça: 22-19 no primeiro quarto, 19-25 no segundo, 24-18 no terceiro e chegamos aos últimos dois minutos com o encontro empatado 75-75. Mariane Carvalho (18pts, 5res) a empatar a partida a 50 segundos do fim (79-79) e mais ninguém consegue marcar, pelo que a partida entre o 1.º classificado da Liga Betclic Feminina, o Esgueira Aveiro, e o 4.º, o GDESSA, seguiu para prolongamento.

Nos cinco minutos extra, o espetáculo continuou e, com oportunidades de parte a parte, é a equipa de Santo André do Barreiro que se coloca na frente, 87-88. O triplo de Gabriela Raimundo não cai no último ataque do Esgueira antes dos derradeiros 24 segundos, Jasmine Powell (26pts, 6res, 7ast – 29val, MVP) vai para a linha de lance livre e coloca o encontro a dois decisivos pontos. Do outro lado, Alice Martins (11pts) ainda lança, mas não cai, e é o GDESSA Barreiro que segue em frente na Taça de Portugal Feminina.

Dayna Rouse (11pts, 3res) acabou excluída, mas foi uma ameaça, Maianca Umabano marcou 22 pontos; nas “Bikudas”, Barbara Souza chega ao duplo-duplo (11pts, 10res), Gabriela Raimundo marca 15 pontos e Inês Ramos 31 (!), insuficientes ainda assim.

Eis os restantes encontros desta eliminatória:

  • Sportiva Azoris Hotels – SL Benfica | Dia 22, pelas 15 horas
  • Sporting Clube de Braga – ABTF Betão Vagos | Dia 22, pelas 18h30

O CDEFF Hosp. Part. Madeira contra o Basquete Barcelos HMMOTOR vai ter lugar a 21 de janeiro de 2025.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Competições
21 DEZ 2024

Mais Notícias