Lombos supera GDESSA

Mais um resultado positivo alcançado pela Quinta dos Lombos, que recebeu e bateu o GDESSA-Barreiro por 53-50.

Atletas | Competições
23 JAN 2016

Um jogo marcado por uma baixa pontuação, pelas reduzidas percentagens de lançamento, especialmente da linha de 3 pontos, mas em que a equipa de Carcavelos controlou muito melhor a posse de bola. O encontro foi equilibrado até aos segundos finais, acabando por ser a linha de lance-livre a decidir quem seria o vencedor.

 

A Quinta dos Lombos comandou a marcha do marcador durante quase todo o 1º período do encontro. No final dos primeiros 10 minutos vencia por cinco de diferença (16-11), e a meio do 2º quarto a diferença era inclusive superior (23-16). Mas mesmo cometendo 13 turnovers durante a 1ª parte, a equipa do GDESSA, sobretudo através da defesa, conseguiu dar a volta ao resultado já muito perto do intervalo (28-27). A formação do Barreiro não sofreu qualquer pontos nos últimos 2.30 minutos do 1º tempo, que ficou marcado pela inexistência de triplos de ambas as partes, sendo que o GDESSA já tinha tentado 10.

 

A formação da margem sul do Tejo regressou melhor do descanso e rapidamente conseguiu aumentar a diferença pontual para os dois dígitos (37-27). Resposta imediata dos Lombos, que rapidamente percebeu que tinha de ser capaz de condicionar o sucesso ofensivo do adversário. E assim o fez já que manteve o GDESSA durante 6.30 minutos sem somar qualquer ponto, conseguindo mesmo durante esse período voltar à liderança (38-37). Até final do período, duas alterações no comando do jogo, com os Lombos a terminarem na frente (41-39).

 

Nos últimos 10 minutos as duas equipas falharam imensos lançamentos, cometeram muitos erros, sendo 5 pontos consecutivos da autoria de Inês Viana que fariam mexer o marcador (49-44). Depois de muito tempo sem marcar, um triplo de Eliana Costa e um cesto de Márcia Costa repuseram a igualdade no marcador a 49 pontos, que só seria desfeita da linha de lance-livre. Mesmo com um aproveitamento de 50%, Inês Viana foi aumentando a diferença até aos 3 pontos (52-49) da linha de lance-livre, com os turnovers (25 no total) e a falta de pontaria da linha de três pontos (2/17 – 12%) a impedirem que o GDESSA se conseguisse aproximar ainda mais no marcador.

 

A Quinta dos Lombos controlou muito melhor a posse de bola – menos dez turnovers (15) – conseguiu 15 roubos de bola durante o encontro e teve em Sónia Reis (20 pontos e 10 ressaltos) uma mais-valia nas áreas próximas do cesto. A base Inês Viana foi a 2ª melhor marcadora da equipa (15 pontos, 2 roubos de bola e 2 ressaltos), seguida por Artémis Afonso, autora de 11 pontos, 4 assistências e 3 roubos de bola.

 

A norte-americana Ladondra Johnson (16 pontos e 5 ressaltos) foi a mais concretizadora na equipa do Barreiro, que esteve muito pouco eficaz no capitulo do tiro (29% de lançamentos de campo). Destaque ainda para o duplo-duplo (13 pontos e 16 ressaltos) registado por Kamilah Jackson.

Atletas | Competições
23 JAN 2016

Mais Notícias