LPB e Proliga, já com formato definido
Decorreu hoje a AG extraordinária da FPB, cuja Ordem de Trabalhos tratava exclusivamente da discussão e aprovação do novo modelo competitivo, devido à extinção da Liga de Clubes.
Competições
28 JUN 2008
Participaram na Assembleia 16 das 21 associações distritais da modalidade e ainda a Associação Nacional de Treinadores, a Associação de Jogadores de Basquetebol e a Associação Nacional de Juízes de Basquetebol.
Após discussão sobre as duas propostas presentes, foi aprovada com 268 votos a favor e 81 contra a proposta A, cujo cujo modelo competitivo assenta em dois níveis: o primeiro, designado por Liga Portuguesa de basquetebol (LPB) e o segundo, denominado Proliga – cada um deles com 12 clubes. O sistema de disputa prevê, na primeira fase, pool a duas voltas entre os clubes do mesmo nível de competição e pool a uma volta entre os clubes da LPB e os clubes da Proliga. A segunda fase será disputada em sistema de Playoff para as oito primeiras equipas. A proposta B apresentava as competições separadas, com 16 clubes na LPB e 12 na Proliga. O sistema de disputa previa uma primeira com pool a duas voltas em cada um dos níveis e a segunda fase em sistema de Playoff, também para os melhores oito.Após viva discussão, quanto aos requisitos para apresentação de candidaturas,foi aprovada a proposta federativa que definiu treze requisitos para validar as mesmas e que serão brevemente divulgados.