Lusitânia consolida 6º lugar
No primeiro de dois jogos que o CAB está a disputar na Ilha Terceira, os madeirenses foram derrotados pelo Lusitânia por 76-83.
Competições
28 MAR 2012
A vitória dos açorianos foi conseguida no quarto e decisivo período, com os pupilos de Nuno Barroso a darem a volta ao resultado (54-61) nos últimos 10 minutos do encontro. Com este triunfo o Lusitânia consolidou o 6º lugar da tabela classificativa, ainda que se afigure complicado subir ainda mais na geral até final da fase regular.
Apesar de não ter iniciado muito bem o jogo, a defesa madeirense foi compensando a falha de alguns lançamentos fáceis, o que fez com que no final do primeiro período o CAB vencesse pelo parcial de 21-12. No segundo período, o desacerto no ataque permanecia, mas, para piorar ainda mais o cenário, a prestação defensiva foi também inferior ao que tinha sido no quarto anterior. Consequentemente, o Lusitânia aproximou-se no marcador, com as duas equipas a irem para o descanso empatadas a 34 pontos.No início da etapa complementar os comandados de João Freitas deram sinais que poderiam fugir no marcador, isto porque as bolas começavam a cair no cesto, sendo que a prestação defensiva se mantinha a bom nível. Mas e verdade é que o conjunto açoriano nunca permitiu que o adversário se afastasse no marcador, razão pela qual o jogo estava em aberto no final do 3º período, 54-61, favorável aos visitantesNo quarto e decisivo período, toda a história do embate mudou. Impulsionados pela boa prestação de Brian Mills (27 pontos, 9 ressaltos), o Lusitânia foi superior, parcial de18-10, diante de um conjunto do CAB, que revelava, na fase decisiva da partida, cansaço físico, a rotatividade do banco também era curta, falta de força anímica, bem como discernimento para escolher as melhores opções de lançamento. Mérito do Lusitânia porque esteve melhor na luta das tabelas (37/26) e essencialmente porque revelou uma tremenda eficácia nos lançamentos de curta e média distância, já que terminou o encontro com a percentagem de 70% (30/43).O poste açoriano já referido anteriormente Brian Mills foi o MVP do jogo com uma fantástica valorização de 42.5 pontos, tendo contado com o apoio de Marcel Jr (8 pontos e 11 ressaltos) na luta das tabelas. O internacional Jorge Coelho (29 pontos, 7 ressaltos e 2 assistências) destacou-se entre os atletas madeirenses.