Luta pela subida em aberto

Proliga continua equilibrada e com várias equipas de olho na subida

Competições
28 MAR 2023

A luta pela subida à Liga Betclic Masculina continua em aberto após os resultados da mais recente jornada da Proliga, o segundo escalão do basquetebol masculino nacional.

Grupo de promoção

Num jogo com dois candidatos à subida entre BSA Nacex, atual quarto classificado, e AD Galomar PREDICLUB, líder do grupo de promoção, a equipa de Santo André deslocou-se ao reduto dos madeirenses e venceu por 79-71, reduzindo a diferença na tabela classificativa para dois pontos. Naquela que foi a segunda derrota nos últimos três jogos do emblema madeirense, a formação visitante esteve em bom plano e regressou aos triunfos, com Keith Carter em grande pelo Basket Santo André ao apontar 37 pontos, 13 ressaltos, sete assistências e seis roubos de bola para uma valorização de 51.

O Portimonense Portipesca somou novo trunfo ao ultrapassar o Illiabum Clube por 93-83 e segue em segundo lugar do grupo de promoção com 20 pontos, menos um que o líder. Robert Mccoy (17pts, 12res, 2ast, 4rb) comandou a equipa algarvia enquanto Mitchell Hahn (30pts, 11res, 2ast, 1rb) foi figura maior no emblema da casa.

O Galitos Aveiro pôs fim a uma série de duas derrotas consecutivas ao receber e vencer o Queluz CONSILCAR por 82-64. A formação aveirense segue na sexta posição enquanto o rival desta jornada encontra-se em oitavo lugar. Apesar da derrota o emblema lisboeta viu Tyree Crump liderar todos os marcadores com 27 pontos, 12 ressaltos, quatro assistências e três roubos de bola para uma valorização de 31.5.

O Galitos Barreiro somou a segunda vitória nos últimos três jogos ao vencer o SC Vasco da Gama por 80-69 no Parque das Camélias. No conjunto da margem sul do rio Tejo destaque para os cinco jogadores que passaram a barreira dos dez pontos e contabilizam 85% dos pontos marcados pela equipa, enquanto no emblema da casa, Elias Cave esteve em evidência com 25 pontos, seis ressaltos, quatro assistências, um roubo de bola e três desarmes de lançamento.

 

Fase de manutenção

No embate entre SL Benfica sub23 e Maia Basket a vitória sorriu ao conjunto lisboeta por 93-85. As “águias” vingaram assim a derrota sofrida às mãos da formação maiata dois dias antes, a 24 de março, por 89-77. Numa partida em que ambas as equipas mostraram os seus pergaminhos no lançamento exterior, Eduardo Francisco (22pts, 10res, 2ast, 1rb) comandou os “encarnados” e Christopher Parker (27pts, 3res, 6ast, 2rb) liderou os visitantes.

O Ginásio SERVIPLACO recebeu e venceu o Elétrico FC por 84-82 num jogo em que esteve quase sempre na liderança, mas em que acabou por permitir a aproximação visitante nos instantes finais. O conjunto algarvio chegou a vencer por 22 pontos, mostrando-se mais forte no contra-ataque, ao contrário do conjunto de Ponte de Sor que dominou no pintado.

Em Coimbra, a Académica EFAPEL recebeu e venceu o CF “Os Belenenses” por 88-81, conquistando a quarta vitória nos últimos cinco jogos. Um jogo pautado por momentos de equilíbrio, os “estudantes” foram mais fortes na luta das tabelas e, consequentemente, na zona pintada. Xavier Francois (23pts, 7res, 2ast, 5rb) apresentou-se em bom nível pela formação de Coimbra e travou um duelo particular com Vasco Lança (22pts, 3res, 4ast, 2rb).

O FC Barreirense somou a segunda vitória consecutiva (90-87) na receção ao Sampaense Basket, um jogo equilibrado e que tendeu para a equipa da casa já perto do soar da buzina. Ambas as formações procuraram o triunfo a lideraram de forma igualitária durante os 40 minutos, com Micah Downs (34+ts, 11res, 8ast, 2rb) a assumir destaque na equipa da casa e Tre Bowman (29pts, 6res, 5ast, 2rb) em evidência no emblema de Oliveira do Hospital.

Competições
28 MAR 2023

Mais Notícias