«Lutar pelos primeiros lugares»

A União Sportiva faz esta quinta-feira uma estreia absoluta nas competições europeias, com um jogo na Hungria, diante do Gyor, na 1ª jornada da fase de grupos da Eurocup Women.

Atletas | Competições
27 OUT 2015

A jogadora acredita que as açorianas podem fazer um brilharete aproveitando a probabilidade de as restantes equipas subestimarem o valor das campeãs nacionais. A surpresa pode vir daí…

 

Quais são as primeiras impressões da ilha, do clube, e da Liga Portuguesa?

 

São Miguel é uma ilha muito bonita, já tive oportunidade de dar uma volta, conhecer os lugares mais bonitos e um pouco da gastronomia local. Tenho colegas de equipa fantásticas, tanto como os treinadores e as pessoas envolventes no clube. Dado que ainda só tivemos três jogos, visto que o primeiro foi cancelado, ainda não tenho muito a dizer sobre esta Liga, mas as 2 taças que ganhámos foram jogos bastantes competitivos.

 

O facto de o clube participar nas competições europeias foi decisivo para aceitar o convite?

Foi uma grande razão para eu aceitar o convite de vir jogar cá para a ilha. O facto de a equipa ter sido campeã na época passada também foi uma mais valia, e sabia que viria para uma equipa com ambições de voltar a ganhar.

 

Como será o ambiente que o União vai encontrar na próxima quinta feira?

 

Podemos esperar um grande apoio da bancada, e o público vai tentar influenciar e dificultar o jogo, mas não nos podemos deixar afetar por isso. Sendo a primeira vez do clube nestas competições, só temos que entrar nos jogos concentradas, fazer o nosso melhor e aproveitar cada momento desta oportunidade para aprendermos, vermos a qualidade e comparar o nível  das outras equipas. E acima de tudo divertirmo-nos.

 

Uma vez que conhece bem as duas equipas, na sua opinião o Sportiva reúne condições para sair da Hungria com uma vitória? Quais os principais cuidados a ter para que isso venha a acontecer?

 

Na minha opinião a equipa húngara tem atletas bastante disciplinadas e que lançam bem, mas por outro lado o Sportiva tem uma equipa mais rápida, agressiva e com diferentes opções de ataque. Para ganhar o jogo precisamos de ser bastante ofensivas, fazer muitos contra-ataques, bloquear, ganhar ressaltos e encontrar a melhor opção de lançamento. Tudo isto de nada adianta se não estivemos concentradas e comunicarmos bem na defesa.

 

A equipa do Gyor reforçou-se com jogadoras experientes de qualidade, num claro reforço do seu jogo interior. Será essa principal arma ofensiva do Gyor?

 

Estou convicta que o motor daquela equipa é a base. Seguramente que vão tentar jogar bastante com os postes para poderem abrir o tiro exterior. Jogam muito o pick-n-roll sobretudo com a base.

 

Com a experiência de já ter participado na Eurocup Women, e olhando para o grupo, quais as possibilidades do União Sportiva chegar à fase seguinte? E se consegue classificar as equipas do grupo em termos de valia?

 

Todas as equipas no nosso grupo são boas e com alguma experiência nas competições europeias. Considerando que e a primeira vez do clube a participar nestas provas, é provável que as outras equipas nos subestimem um pouco. Devemos usar isso a nosso favor, e sinceramente acredito que podemos lutar por um lugar na próxima fase.

Conhecendo as outras equipas, e as Ligas que jogam, apostaria na equipa francesa como a favorita, seguido da equipa húngara depois a belga. Mas como já tinha referido antes, temos grandes probabilidades de lutar pelos primeiros lugares.

Atletas | Competições
27 OUT 2015

Mais Notícias