Mais perto do playoff
O Sampaense Basket conseguiu, em Coimbra, um importante triunfo para marcar presença no playoff da LPB, ao derrotar a Académica de Coimbra, por 78-69.
Competições
1 ABR 2012
Quem também venceu foi o FC Porto frente ao CAB Madeira (80-73), bem como o SL Benfica que derrotou, em casa, o Terceira Basket (118-41).
O jogo de Coimbra revertia-se de grande importância para as duas equipas. Com a vitória deste fim-de-semana, o Sampaense Basket, ultrapassou na tabela classificativa, ainda que em igualdade pontual, a Académica de Coimbra, seu adversário nesta jornada. Isto porque no confronto direto, a equipa de S. Paio de Gramaços leva vantagem já que venceu os dois confrontos entre eles nesta fase regular.Os forasteiros assumiram a liderança do jogo desde o quarto inicial (24-18), e embora sem nunca terem disparado no marcador, os visitantes mantiveram sempre uma curta vantagem até final do encontro. Tão curta que chegou mesmo a dois pontos (69-71), quando faltavam dois minutos para o final do encontro. O base Jorge Sing (20 pontos, 9 assistências e 5 ressaltos) comandou muito bem a equipa do Sampaense, em mais uma boa exibição do norte-americano Brian Addison (26 pontos e 6 ressaltos).O capitão do conjunto do Coimbra, Fernando Sousa, foi o melhor marcador da equipa com 18 pontos, ao passo que Arnett Hallman (8 pontos) esteve dominador na luta das tabelas ao conquistar 12 ressaltos.FC Porto garante vitória no 4º períodoO FC Porto teve de suar para levar de vencida a equipa do CAB Madeira (80-73). Os madeirenses, que ao intervalo venciam pela diferença mínima (36-35), recomeçaram melhor a etapa complementar, e no final do 3º período venciam por uma diferença de oito pontos (55-47). A grande prestação ofensiva dos azuis e brancos no último quarto (33 pontos), valeu-lhes conseguir a reviravolta no marcador nos últimos 10 minutos do jogo, isto apesar do número pouco habitual de turnovers cometidos pelos portistas neste jogo (20). A luta das tabelas (38-19) foi claramente favorável aos dragões, um aspeto do jogo sempre decisivo.Greg Stempin foi o melhor marcador dos portistas com 18 pontos, Carlos Andrade registou um duplo-duplo (12 pontos e 12 ressaltos) e Robert Johnson (12 pontos, 5 ressaltos e 4 desarmes de lançamento) foi o mais valorizado da equipa líder do campeonato.O base madeirense Mário Fernandes (21 pontos, 6 assistências e 4 ressaltos) esteve muito bem, tal como o seu companheiro Shawn Jackson (17 pontos 4 ressaltos e 3 roubos de bola).