Manuel Fernandes: Mensagem de Ano Novo
A FPB deseja a todos um bom ano de 2025
FPB
31 DEZ 2024
À medida que o ano termina, é o momento de refletir sobre as conquistas realizadas e o caminho percorrido no âmbito dos programas de atividades da Federação Portuguesa de Basquetebol.
Ao longo dos anos temos pugnado por ideias ousadas que se transformaram em projetos estruturantes, decisivos para o futuro da nossa modalidade. Graças a esses esforços, temos vindo a aproximar-nos, de forma consistente, dos ambiciosos objetivos que definimos.
Entre os marcos alcançados, destacamos com orgulho:
- Programas de Desenvolvimento: “3×3 BasketArt”, “PAPA”;
- Inovação e Inclusão: programa ‘Valorizar’, lançamento do canal federativo FPBtv e integração do Basquete em Cadeira de Rodas e do Basquetebol Master;
- Atividades e percurso para a alta competição: Circuito Nacional 3×3, torneio interseleções distritais de 3×3 em Sub17, Programa de Deteção de Talentos, e as concentrações de Sub13 e construção das seleções Sub14 e Sub15 masculinas e femininas.
Importa sublinhar no que respeita ao ano de 2024 que hoje termina, ficará registado como um dos anos mais memoráveis da sua história.
No plano demográfico, pulverizámos todos os recordes:
- Mais praticantes: jogadores, árbitros, treinadores, dirigentes;
- Mais equipas e clubes nas provas nacionais.
No campo competitivo, vivemos momentos inesquecíveis:
- Com o estreito envolvimento do nosso patrocinador, a Federação em conjunto com os clubes, transformaram a Liga Betclic Masculina e Feminina em projetos cada vez mais mobilizadores, que se tornaram uma referência para o nosso desporto
- As seleções seniores masculina e feminina transcenderam-se e obtiveram resultados incríveis, com as vitórias sobre a Ucrânia e a Eslovénia pela equipa masculina, e a vitória sobre a Ucrânia, bem como as duas vitórias sobre a Macedónia, da Seleção Feminina, possibilitam ambicionar o apuramento para EuroBasket.
- A Seleção Sub18 Feminina fez história ao qualificar-se pela primeira vez para o Campeonato do Mundo.
- A nossa seleção nacional de eSports conquistou a medalha de bronze no Campeonato do Mundo, há menos de um mês.
Destacamos também feitos individuais notáveis:
- Neemias Queta, campeão da NBA;
- Mary Andrade, que renovou contrato com os Toronto Raptors;
- Rúben Prey, assinando com a Universidade de St. John;
- Clara Silva, eleita para o Cinco Ideal europeu e atualmente a representar a Universidade de Kentucky;
- Fernando Rocha, que apitou a final da Euroliga e foi agraciado com a Medalha de Mérito Desportivo pelo Governo.
Estes sucessos são o reflexo do trabalho de dezenas de milhares de pessoas. Por isso, reiteramos a nossa gratidão a todos: associações, clubes, famílias, patrocinadores, voluntários e, claro, a cada jogador, treinador, árbitro e dirigente que, diariamente, contribui com dedicação para o crescimento e desenvolvimento do basquetebol em Portugal.
Uma palavra especial para aqueles que, na Federação, Associações e Clubes, reconhecem a importância da comunicação, do diálogo e da cooperação como pilares fundamentais para a evolução da modalidade.
Em 2025, para além dos resultados desportivos, continuaremos a promover os valores da cidadania, trabalhando para que o basquetebol seja uma força positiva na vida das pessoas e na construção de uma sociedade mais justa e solidária.
Estamos determinados a estar à altura destas responsabilidades todos os dias.
A todas e a todos que fazem parte da enorme família do Basquetebol, desejamos um 2025 cheio de saúde, sucesso e muito Basquetebol!
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.