Manuel Fernandes sobre a vitória frente à Eslovénia: “Foi uma epopeia”
Reportagem da FPBtv com Manuel Fernandes, Mário Palma, João Santos, Fernando Rocha e Armindo Pereira
Seleção Nacional Masculina | Seleções
27 NOV 2024
“Os nossos atletas demonstraram uma determinação, uma vontade e um querer [enormes] e com esta atitude era muito difícil perdermos”. O presidente da FPB, Manuel Fernandes, foi um dos entrevistados da FPBtv após a vitória “extraordinária, que não passava pela cabeça de quem acompanha o Basquetebol”, frente à Eslovénia, “uma recente campeã europeia”, no dia 22 de novembro, em Almada.
Todos os entrevistados assim o corroboram. João Santos, que integrou a Seleção Nacional nos EuroBasket 2007 e 2011, e o terceiro português mais internacional de sempre, fala de um resultado histórico e deixa uma “mensagem” aos atletas: (…) É continuar a trabalhar, honrar a camisola. Jogarem com gosto pela Seleção e acreditarem que é possível chegarem sempre muito mais longe do que aquilo que muitas vezes parece que é [possível]”.
Mário Palma, selecionador nacional à data desse Campeonato da Europa, faz também “um excelente balanço” e ressalva o “trabalho extraordinário na defesa, a equipa eslovena parecia uma equipa secundária na primeira parte”. “A Seleção está a melhorar de dia para dia e hoje [22 de novembro] provou que o trabalho que está a ser feito merece ser recompensado”.
Em Almada estiveram mais de 2500 pessoas a assistir, e muitas mais através da RTP2. “A atmosfera estava fantástica e também estão de parabéns todos os que aqui estiveram”, frisou o presidente da FPB.
Já o ex-árbitro Fernando Rocha, que recebeu no intervalo do encontro a Medalha de Mérito Desporto, pelas mãos da Secretária de Estado Adjunta e da Igualdade, Carla Mouro, afiançou que “é sempre uma honra e um orgulho receber uma distinção destas e estar presente num pavilhão repleto, a assistir a um jogo de Portugal, junto das pessoas do Basquetebol”. E aproveitou ainda para traçar um paralelismo entre a Seleção e a sua carreira na arbitragem: “O trabalho, a persistência, a vontade nos superarmos, [saber] que as coisas são possíveis e, portanto, nunca desistir”.
Assim o fará a Seleção Nacional, tão perto de se voltar a apurar para um EuroBasket. Confere aqui a reportagem na íntegra: