Márcia Costa na Seleção Nacional
A extremo Márcia Costa, que alinha no GDESSA Barreiro, foi chamada à Seleção Nacional de Seniores Femininos para o duplo embate da equipa das quinas na fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2019.
Associações | Atletas | Competições | Seleções | Treinadores
2 FEV 2018
Após várias diligências junto da FIBA por parte da FPB, foi finalmente desbloqueada uma questão burocrática que durava há vários anos e que impedia Márcia Costa de representar o país onde nasceu e onde sempre jogou. Com o ponto final nesta situação, o selecionador nacional Ricardo Vasconcelos acrescentou o nome da atleta das campeãs nacionais na convocatória para o estágio que arranca este domingo, no Algarve.
Na primeira reação à notícia, Márcia Costa mostrou-se feliz pelo desfecho. "Estou mesmo muito satisfeita! Estou satisfeita por perceber que havia vontade de resolver esta situação e por perceber que, finalmente, ficou tudo resolvido. Já não pensava nisso há muito tempo. Não fazia parte das minhas expectativas, porque julgava que já não era possível, daí a minha surpresa", confessou a atleta, que soma médias de 12.5 pontos, 5.4 ressaltos, 4.5 assistências e 2.9 roubos de bola na Liga Feminina e que na participação do GDESSA na EuroCup Women registou médias de 17.7 pontos, 5.7 ressaltos, 2.5 assistências e 1.8 roubos de bola.
"O próximo passo é fazer valer todos os esforços que foram feitos para resolver esta situação. Agora, estou em pé de igualdade com as minhas colegas e quero contribuir para o sucesso da nossa seleção", afirma a extremo, que vai juntar-se ao estágio de preparação para a janela de Fevereiro da fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2019, no Algarve, em que Portugal defronta as congéneres de Grã-Bretanha (Loulé, 10 de Fevereiro) e Grécia (Chalkida, 14 de Fevereiro).
Para o Selecionador Nacional, Ricardo Vasconcelos, esta é uma vitória do basquetebol português."Acredito, acima de tudo, que se trata de uma grande vitória para a FPB! Durante os últimos seis anos foram várias as pessoas com quem tentámos resolver estas questões – infelizmente há mais atletas nesta situação – e, apesar de algumas tentativas, nunca tivemos a capacidade de dar a volta à situação. Ficamos muito satisfeitos por ver este caso resolvido de forma justa, pois, na verdade, a Márcia é nascida e criada em Portugal, quer do ponto de vista académico, quer do ponto de vista desportivo", diz o treinador.
Vasconcelos acrescenta, ainda, que a presença de Márcia Costa na Seleção Nacional é uma excelente notícia. "Do ponto de vista desportivo, não tenho dúvidas que a capacidade física, o carácter e a ética de trabalho da Márcia serão uma mais valia para o nosso grupo. Temos uma equipa composta por excelentes profissionais, um grupo alargado de jogadoras que tem representado Portugal nas últimas epocas de forma incansável, com quem temos um prazer enorme de trabalhar, e, portanto, sei que o grupo vai receber de braços abertos o valor que ela possa vir a acrescentar ao coletivo", diz.