Marco Galego e Ricardo Vieira projetam Campeonato da Europa B/C
Portugal disputa a fase de grupos com Lituânia e Bélgica, a 15 e 17 de junho
Competições | Seleções
7 JUN 2022
Com o Europeu B/C a aproximar-se para a seleção nacional de BCR, a FPBtv ouviu as expectativas de Marco Galego, selecionador nacional, e Ricardo Vieira, selecionador adjunto. Após duas tentativas de subida goradas à divisão B, Portugal procura repetir o feito de 2007 e 2015, edições nas quais alcançou o primeiro e segundo posto, respetivamente, da divisão C.
Agora num Campeonato da Europa em moldes únicos, que reúne as divisões B e C, em simultâneo, e catorze seleções, a consumação da meta de promoção ao segundo escalão do BCR continental passa por uma classificação entre os primeiros oito lugares, algo atingível na ótica da equipa técnica. “Penso que é possível atingirmos os objetivos neste Europeu, que será obviamente a subida à divisão B”, considera Ricardo Vieira, que destaca a importância do “trabalho desenvolvido ao longo dos últimos seis anos e do processo de renovação”.
Por sua vez, Marco Galego salienta como fator decisivo a manutenção da identidade de jogo da seleção exibida em Sófia, no último Europeu, em 2019. “Devemos manter a imagem que levámos para a Bulgária, uma equipa que joga de forma alegre, rápida e que gosta de defender”, resume o técnico.
A seleção nacional faz a estreia, no Campeonato da Europa B/C, a 15 de junho, frente à Lituânia, e cumpre o segundo e último jogo da fase de grupos a 17 de junho, diante da Bélgica.
Nota: fotografia da autoria de Porfírio Ferreira.