Miguel Queiroz: “Queremos ser a primeira equipa portuguesa a ganhar à Eslovénia”

Último confronto a contar para o EuroBasket foi em 2002

Seleção Nacional Masculina | Seleções
20 NOV 2024

Terceiro dia de preparação d’Os Linces para a dupla jornada frente à Eslovénia e, desta feita, o mote parte do capitão. Miguel Queiroz, no auge das suas 117 internacionalizações sénior, não esconde as altas ambições: “Nós estamos focados no jogo de sexta-feira, não podemos pensar no de segunda [em Koper] sem pensar no de sexta [em Almada]. Queremos muito ganhar”.

Com esse objetivo em mente, a equipa só depende de si própria, acredita: “Se falharmos a preparar estamos a preparar-nos para falhar”, acrescentou, parafraseando o selecionador nacional, Mário Gomes. E uma máxima preparação é essencial para o que se espera ser um embate de peso entre Portugal e Eslovénia. Queiroz (que é o melhor marcador português nestes Qualifiers) terá pela frente o poste esloveno Ziga Dimec num matchup de excelência, o que não é preocupação.

A única certeza é que esta Seleção quer ser “a primeira equipa portuguesa a ganhar à Eslovénia”, contrariando o que diz a História: o último encontro Portugal x Eslovénia – a contar para qualquer das fases do EuroBasket – foi em 2002, relativo à meia-final da pré-qualificação. A primeira mão ficou 77-65 e a segunda 99-106, ambos para a equipa dos Balcãs.

O treino da Seleção Nacional contou ainda com uma presença muito especial: Andrii Melnychuk, filho do histórico técnico Valentyn Melnychuk, que liderou Portugal aos seus dois primeiros EuroBasket (2007 e 2011), esteve presente, na companhia de um dos jovens que atua atualmente no CNT Ponte de Sor (onde Melnychuk é o treinador principal). O convite partiu do professor Mário Gomes, que frisa a ambição de querer “fazer, das várias Seleções, uma [só] equipa”.

Melnychuk aproveitou para desejar “os parabéns pelo treino” a que assistiu, com boas perspetivas de futuro: “Acho que a equipa está muito unida e concentrada. Queria desejar boa sorte e não só sorte, porque no desporto não é preciso só sorte”. “É muito importante para o Basquetebol que a equipa sénior consiga aqui o apuramento”, acredita o técnico.

Os bilhetes estão disponíveis aqui.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Seleção Nacional Masculina | Seleções
20 NOV 2024

Mais Notícias