Minibasquete 3×3 nas Escolas avança em abril para a segunda fase
Programa já levou centenas de crianças do 1.º ciclo a experimentar a modalidade

3x3 Minibasquete nas Escolas | Minibasquete
26 MAR 2025
“As escolas já estão a trabalhar a full power“, confessa o Diretor-Técnico Nacional para o Minibasquete, Bruno Cazeiro. Já se começam a desenrolar os primeiros torneios, pelo que já rolou a bola nas 60 escolas afetas à iniciativa pioneira da Federação Portuguesa de Basquetebol – de levar o Minibasquete, pela primeira vez, ao primeiro ciclo do ensino básico. Em breve serão 80 escolas, já que “houve mais candidaturas”, revela-nos o dirigente.
Em Queluz, por exemplo, dia 14 de março foi sinónimo de muito Basquetebol para os alunos do 4.º ano da EB2 de Queluz. Foram quase 150 atletas que, em conjunto com os docentes da instituição e com dois atletas da equipa sénior do Queluz O NOSSO PREGO. O Beira-Mar ou o Núcleo de Basquetebol da Amadora – NBA foram outro dos vários clubes a juntar-se às escolas (EB Bonsucesso e EB Francisco Manuel de Melo, respetivamente) para difundir a prática do Minibasquete, a par do GDR André Resende ou do SC Vasco da Gama.

GDR André Resende
Federação e Decathlon apoiam escolas
Mais escolas é uma garantia de Bruno Cazeiro para a continuidade do projeto, que recebe nesta, “última parte do ano, os segundos encontros” e a formação para os treinadores do projeto, que inicia em breve. Outro marco importante desta primeira fase, “que termina com as férias da Páscoa”, é a materialização do protocolo que a FPB iniciou junto da Decathlon para distribuir tabelas por algumas escolas que tinham em falta essa valência.
Fica a conhecer aqui um pouco mais sobre esta iniciativa (que conta com o apoio da FIBA Europa, através do Youth Development Fund).

SC Vasco da Gama
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.