Montenegro, Letónia, Bélgica e Áustria garantem “meias”

Meias-finais decorrem no CDC Matosinhos

Seleções
28 JUL 2023

O Campeonato da Europa de sub18 masculinos (Divisão B) está cada vez mais perto do final e já são conhecidas as equipas que vão disputar as “meias-finais” da competição, agendadas para este fim de semana.

Quartos de final

O primeiro embate dos quartos de final viu a formação do Montenegro bater a Grã-Bretanha por 65-62, festejando efusivamente a passagem à fase seguinte. Após uma fase de grupos onde não conheceu o sabor da derrota, o conjunto britânico viu o conjunto montenegrino comandar o resultado desde o início, com David Mirkovic (22pts, 16res, 2ast, 1dl) e Vladimir Sudar (14pts, 4res, 6ast, 1rb) em grande plano.

 

Na segunda partida dos “quartos”, a Letónia continua invicta na prova após vencer a Roménia por 90-69. Após um primeiro quarto marcado pelo equilíbrio, a distância entre as duas equipas começou a aumentar a meio do segundo período fruto de um parcial letão de 38-13. O segundo tempo viu a toada continuar apesar das tentativas de reação romenas. O letão, Roberts Blums, foi a figura maior do encontro ao apontar 30 pontos, seis ressaltos, três assistências e um roubo de bola, acompanhado por Toms Salnajs (22pts, 8res, 1ast, 3rb).

 

A Bélgica manteve a boa forma e ultrapassou a oposição dos Países Baixos por 56-46, marcando encontro com a Áustria na fase seguinte. Os instantes iniciais foram marcados por trocas de liderança, mas os “belgian cats” passaram para a frente do resultado e não mais a perderam, controlando todas as investidas neerlandesas ao longo dos 40 minutos. Noah Meeusen (13pts, 2res, 3ast, 1dl) foi o belga mais esclarecido.

 

O último jogo dos quartos de final viu a Áustria bater a Eslováquia por 91-78. Tal como aconteceu no encontro anterior dos “quartos”, o jogo começou equilibrado e intenso, mas a Áustria não demorou a assumir a dianteira e a controlar os ritmos de jogo nos 35 minutos que se seguiram, em parte graças à vantagem nas zonas próximas ao cesto. Aleksej Kostic (20pts, 3res, 4ast) e Omer Suljanovic (19pts, 12res, 4ast) foram peças-chaves para o triunfo áustriaco.

  • 18h00 | Montenegro – Letónia | CDC Matosinhos
  • 20h30 | Áustria – Bélgica | CDC Matosinho

 

Jogos de Classificação – 9.º ao 16.º 

A Bulgária venceu a Ucrânia por 87-62 num jogo em que esteve sempre no comando do marcador e nunca permitiu que o conjunto ucraniano se aproximasse. A formação bulgara mostrou os seus pergaminhos no lançamento exterior ao terminar a contenda com uma eficácia de 55% em lançamentos de três pontos, enquanto a Ucrânia foi mais forte nos ressaltos defensivos. Momchil Kadiev (15pts, 4res, 6ast, 1rb) e Aleksandar Gavalyugov (20pts, 3res, 8ast, 2rb) comandaram os vencedores.

 

No embate entre Hungria e e Macedónia do Norte, o triunfo sorriu aos magiares por 86-70. Uma partida de sentido único, o conjunto liderado Gábor Szarvas esteve quase sempre na liderança e controlou as respostas dos macedónios, que procuravam o triunfo, mas raramente se conseguiram aproximar. Gabor Bor (17pts, 6res, 2ast, 1rb, 1dl), Medard Angyal (17pts, 8res, 2rb, 1dl) e Adam Rado (15pts, 9res, 4ast, 2eb) lideraram os magiares.

 

A Islândia continua na luta pelo 9.º lugar após vencer a Bósnia e Herzegovina por 86-83 num jogo com incerteza até aos instantes finais. Apesar da vantagem de 13 pontos conquistada pela formalão da Bósnia, o triunfo ficou com os atletas inslandeses. Viktor Luthviksson (13pts, 5res, 1rb) foi o mais esclarecido nos vencedores.

 

Portugal tem encontro marcado com a Hungria após ultrapassar a Estónia, esta noite, no Pavilhão Municipal de Custóias, por 80-57. Com Rúben Prey (28pts, 24res, 1ast, 2rb, 1dl), Pedro Santos (16pts, 5res, 2ast,2rb) e Nathan Noronha (12pts, 2res, 2ast, 1rb) em grande plano, a equipa das Quinas foi contruindo a sua vantagem com relativa tranquilidade e brindou os adeptos presentes com uma importante vitória, na luta pelo melhor lgar possível.

 

Jogos de Classificação – 17 .º ao 22.º 

Na luta pela manutenção na Divisão B, a Noruega venceu a Albânia por 93-31 naquilo que foi um encontro de sentido único. No conjunto escandinavo é fundamental salientar o nível apresentado por Elias Demoniere (21pts, 1res, 3ast, 2rb) e Etienne Aspevik (20pts, 5res, 3rb).

A última partida do dia acabou por ser uma das mais emocioanantes e colocou frente-a-frente as formações do Kosovo e da Suíca. Após 40 minutos de intensidade, o jogo acabou empatado a 70 e apenas o prolongamento separou as duas equipas. Nikola Aleksic (22pts, 2res, 2rb) foi chave para o triunfo suiço.

Seleções
28 JUL 2023

Mais Notícias