“Não escondo que o apuramento para as meias-finais é um objectivo”

O treinador Fernando Lemos e o capitão Hugo Maia avaliam a época do GDD Alcoitão

Competições
3 JAN 2024

Com o quarto lugar na fase de pré-qualificação da Liga BCR, o GDD Alcoitão pode gabar-se da melhor classificação alcançada desde a vigência do actual modelo competitivo. A tarimba dos mais veteranos, com o capitão Hugo Maia à cabeça, somada à maturidade crescente dos jovens valores do conjunto cascalense desembocaram em prestações que aguçam a ambição da equipa liderada por Fernando Lemos, na 2ª fase da Liga BCR.

Na óptica do timoneiro do histórico conjunto do BCR nacional, vêm à tona dois factores para compreender a evolução. “Primeiramente e aquele que julgo ser o mais importante, o desenvolvimento dos jovens valores que se juntaram ao GDD Alcoitão nos últimos anos, que têm vindo a crescer fruto de uma aposta clara na juventude. Depois gostaria de destacar igualmente o aumento do volume e da qualidade de treino, através do apoio fundamental que a CM Cascais nos tem vindo a proporcionar, quer através da atribuição de mais horas de pavilhão para treino, como no apoio essencial à aquisição de cadeiras de rodas”, resumiu.

A renovação etária da equipa é igualmente partilhada por Hugo Maia, como aspecto decisivo no salto qualitativo verificado. “Os jovens atletas que não tinham tanto espaço transformaram-se em apostas claras da nossa equipa para iniciarmos uma reconstrução sustentada. Falo do Lassana Indjai, do André Gomes e do Afonso Tavares. Esta época, voltámos a apostar num novo valor da nossa formação e esperamos que nos traga frutos muito em breve. Enquanto houver crianças e jovens que possamos captar e integrar na nossa formação, trabalharemos neste sentido, porque é o que nos dará sempre mais garantias”, vaticina o capitão. O veterano base salienta o “processo longo” a montante da melhoria do primeiro tetra-campeão de Portugal, precipitado pelas “saídas e baixas inesperadas no plantel em Setembro de 2020”, forçando um recomeço, hoje encarado como positivo.

Com o aproximar da estreia na 2ª fase da Liga BCR, previsivelmente contra o bi-campeão nacional BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto a 20 de Janeiro, em Vila Nova de Gaia, Fernando Lemos não nega que a fasquia está alta. “O nosso primeiro objectivo passa por melhorar a classificação da época passada, o que passaria pelo 5º lugar, no entanto, não escondo que o apuramento para as meias-finais é um objectivo para o qual trabalharemos e lutaremos com todas as nossa forças. Será importante a continuidade do trabalho que temos vindo a desenvolver e que os atletas acreditem mais em si mesmos e no processo de evolução que decidimos abraçar desde há duas épocas atrás. Penso estarmos em condições de começar agora a colher os frutos”, considerou.

Na óptica de Hugo Maia, há indícios encorajadores herdados da primeira fase, que tornam plausível a meta de chegada às meias-finais. “Fomos competitivos em todos os jogos que disputámos. Dependemos única e exclusivamente do nosso trabalho e de nunca ficarmos satisfeitos com estas pequenas conquistas”.

A 2ª fase da Liga BCR arranca a 6 e 7 de Janeiro, com os encontros APD Lisboa x APD Sintra e APD Braga x BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto. Nesta etapa da prova, reúnem-se as seis melhores equipas da fase de pré-qualificação, ao passo que as duas últimas classificadas juntam-se a CD “Os Especiais”, do Funchal, Lousavidas, APD Paredes e às equipas “B” de APD Braga e GDD Alcoitão.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e TikTok.

Competições
3 JAN 2024

Mais Notícias