“Não nos podemos dar ao luxo de falhar na formação de jogadoras de especial talento”
Na 2.ª parte da entrevista a Eugénio Rodrigues, o treinador falou-nos sobre o potencial das jovens jogadoras portuguesas, realçando não haver espaço para falhas, tendo ainda elegido os momentos do ano para a modalidade.
Atletas | Competições | FPB | Seleções | Treinadores
28 DEZ 2017
Virando agulhas para as nossas seleções femininas jovens, e na tua ótica, continua a haver muito potencial?
Sinceramente, acho que sim. Talvez em menor quantidade, talvez menos organizada e com uma origem mais casuística e menos sistémica, mas com talento ainda assim. Infelizmente somos muito sensíveis ao fator “menor competitividade”, que afeta bastante os nossos campeonatos. Vai obrigar os selecionadores a um trabalho mais complicado e decididamente muito mais dependente dos restantes técnicos nos clubes, pois havendo menor quantidade de jogadoras de especial talento, não nos podemos dar ao luxo de falhar na sua formação.
Quanto ao teu futuro profissional, podemos esperar alguma novidade?
O futuro é uma verdadeira incógnita, pois não tenho nada em vista no presente. Tive alguns convites ou abordagens que muito me honraram, mas que gentilmente declinei por razões de vária ordem. Por isso não tenho qualquer novidade para dar nem nada no horizonte.
Enquanto adepto e profundo conhecedor da modalidade, e falando de uma forma global, qual foi para ti o principal acontecimento do basquetebol nacional em 2017? E do internacional?
No plano nacional, e sem desprimor por muitos e bons eventos que aconteceram por esse país fora em 2017, creio que a Gala dos 90 anos da FPB foi de facto um momento marcante. Pelo regresso à ribalta, pela festa da modalidade que traduz e, sobretudo, pela justiça das homenagens que concitou em si. No plano internacional, eu destacaria o prémio com que a FIBA galardoou o basquetebol português e muito em particular o seu setor feminino. Creio que a maioria dos portugueses amantes desta modalidade não realizou a grandeza da dimensão deste facto.