«Não oscilar tanto»

Os encarnados vão iniciar este fim-de-semana a segunda fase do campeonato da Proliga, logo com uma jornada dupla nos Açores.

Competições | Treinadores
3 FEV 2016

Angra Basket e Terceira Basket são dois adversários que já deram dores de cabeça à equipa da Luz e o treinador sabe que erros não podem ser cometidos nesta viagem: “Colocar em campo uma intensidade e ritmo elevados, bem como máxima concentração em todo o jogo na execução do que foi planeado”, é a receita para o sucesso.

 

A equipa encarnada ainda não entrou em ação nesta 2ª fase de competição da Proliga, período aproveitado para trabalhar no sentido de tornar a equipa ainda mais competitiva dentro de um ciclo natural de evolução de um grupo jovem. “A equipa tem vindo a evoluir semana após semana, quer coletivamente quer individualmente. No entanto, há sempre aspetos a melhorar relacionados com o desempenho e rendimento do grupo. Creio que temos que ser mais competentes no aspeto defensivo em alguns momentos do jogo e conseguir manter a concentração o máximo de tempo possível. Temos que ter a capacidade de nos superar jogo após jogo", afirma João Tavares.

 

Pela frente está uma jornada dupla nos Açores, de grau de dificuldade elevado, perante dois adversários que bateram, em casa, os benfiquistas durante a 1ª fase da prova. Para bater Terceira Basket e AngraBasket, João Tavares não tem dúvidas de que a sua equipa tem de ser consistente e tentar ser o mais experiente possível nos momentos de decisão: “Ambas as equipas já nos colocaram imensos problemas e julgo que todos nós, enquanto grupo, aprendemos com os mesmos. A experiência individual dos jogadores e a maturidade coletiva nos timings chave das partidas têm feito a diferença. Cabe-nos a nós não oscilar tanto nesses mesmos momentos.”

 

Embora cada adversário mereça um plano de jogo especifico, o técnico benfiquista destaca os princípios pelos quais se rege a formação encarnada, que no fundo terão que ser a base do sucesso desta deslocação à ilha Terceira: Sabemos bem o que temos que fazer para ter sucesso em cada um dos jogos, porém, a ideia é continuar com a nossa filosofia que passa por colocar em campo uma intensidade e ritmo elevados, bem como máxima concentração em todo o jogo na execução do que foi planeado. Na última ida à ilha falhámos em pequenos detalhes que nos custaram derrotas. Tenho a certeza de que podemos deixar outra imagem contra estes dois fortes conjuntos que merecem, da nossa parte, todo o respeito.”

 

O SL Benfica B iniciou este Grupo B com 9 pontos, está a dois pontos da última vaga que dá acesso ao seu grande objetivo para esta nova fase, se bem que se espere uma luta muito equilibrada e disputada entre o grupo de equipas envolvido nessa mesma luta. “Temos consciência de que vão ser dois grandes desafios para o crescimento destes jovens jogadores e, simultaneamente, vamos lutar pela vitória nos dois jogos de modo a iniciarmos esta 2ª fase nos primeiros lugares. Queremos ficar entre as 4 primeiras equipas e, por isso mesmo, sentimos que estes 2 jogos podem ter alguma influência, apesar de estarmos no começo desta nova etapa", considera o técnico dos encarnados.

Competições | Treinadores
3 FEV 2016

Mais Notícias