«Não podemos relaxar»

O Guifões encarou desde o início o Troféu António Pratas – Proliga como um bom treino de preparação para a nova época, mas a verdade é que acabou por chegar às meias-finais.

Atletas | Competições | FPB
22 SET 2015

Agora terá pela frente o Illiabum, uma equipa que o jogador considera favorita, mas que, assegura, o Guifões tudo fará para bater. O atleta é mais um dos produtos da formação do clube, e o exemplo da aposta que é feita em jovens atletas. E a prova sisso mesmo, são os quase 20 minutos de utilização e 10 pontos de média que somou nos dois últimos encontros da fase de grupos.

 

 

Que balanço faz do seu desempenho nos três primeiros jogos no campeonato sénior da Proliga?

 

Faço um balanço positivo, apesar de ter cometido vários erros, quer ofensivamente quer defensivamente, o que é normal nesta fase da época e ainda por cima para mim, que me estreei neste campeonato sendo ainda sub-18. Mas consegui ajudar a equipa no que pude.

 

O 1º lugar na fase de grupos é a prova que estão a trabalhar bem e no caminho certo para a nova temporada?

 

Sim. Para nós lugar o 1° lugar no grupo foi uma prova que estamos num bom caminho. Aliás, nunca foi um objetivo passar à próxima fase. Para nós estes jogos serviam apenas de preparação, claro com a intenção de competir a sério, mas essencialmente para nos conhecermos melhor em jogo pois somos uma equipa bastante jovem que nunca jogou junta.

 

O Guifões defendeu bem nos dois primeiros jogos, mas no jogo com o Vasco da Gama isso já não aconteceu. Um alerta para a equipa antes da meia-final? E que conclusões retiraram dessa derrota?

 

Nos dois primeiros jogos mostrámos ser uma equipa unida e comunicativa, o que nos ajudou bastante nas questões defensivas. Já no terceiro jogo, com algum cansaço, e penso também com algum relaxamento, contra uma equipa do Vasco da Gama, bastante forte ofensivamente, não estivemos bem.

Esta derrota só nos fez bem, mostrou-nos o quanto temos de trabalhar, que é bastante ainda, e que para conseguirmos algum bom resultado não podemos relaxar. Temos de ser sempre intensos pois não temos muitas vantagens físicas em relação a jogadores desta competição.

 

Concorda que, muito provavelmente, irão defrontar na meias-finais o adversário mais complicado da competição? E o que terão que fazer para condicionar o sucesso do Illiabum?

 

Sim concordo. Penso que toda a gente sabe que o Illiabum é um dos favoritos este ano a subir à Liga, e demonstrou-o claramente com os resultados no seu grupo. Para os condicionar, teremos de ser uma equipa bastante unida, devido à falta de experiência, e dar o nosso melhor.

 

De que forma, ou quais as armas, o Guifões deverá apresentar para ser capaz de chegar ao jogo da final?

 

Honestamente, penso que será quase um milagre ganhar ao Illiabum. Mas vamos lá estar para competir e dar tudo o que temos. Será mais um jogo de preparação para o campeonato, e ganharmos experiência contra jogadores com um nível bastante acima do nosso.

Atletas | Competições | FPB
22 SET 2015

Mais Notícias