Neemias Queta é o primeiro português campeão da NBA
Celtics conquistam 18.º título da franquia
Atletas | Competições
18 JUN 2024
O poste português Neemias Queta só precisou de três temporadas, e uma nos Boston Celtics, para conquistar o título de basquetebol mais desejado ao nível de clubes, o campeonato da NBA.
Os Celtics venceram no TD Garden o quinto e decisivo jogo da final (4-1) com os Dallas Mavericks por 106-88, com o internacional luso a assistir a todo o encontro no banco, poucos dias depois de se ter tornado no primeiro português a jogar nas Finais da NBA.
Para o Diretor Técnico Nacional (DTN), Nuno Manaia, esta vitória é “o subir de mais um degrau para um atleta português que tem feito um trajeto extraordinário”. O DTN frisa que “cada vez há mais reconhecimento das qualidades do Neemias”: “Na altura [quando Neemias Queta foi selecionado no Draft de 2021], eu disse que nós precisávamos era de ver miúdos na rua não só com camisolas de futebol, mas com camisolas do Neemias. E isso já se vê”, acredita.
Drafted 39th overall out of Utah State in 2021 and now NBA CHAMPION in Year 3… Neemias Queta! pic.twitter.com/oWdNhdqkBS
— NBA (@NBA) June 18, 2024
A festa foi animada no balneário dos Boston Celtics. “É indiscritível, trabalhámos o ano todo para chegar a este momento, portanto agora é só celebrar”, confessou Neemias, deixando ainda votos para o futuro breve: “Espero que consiga [levar a taça para Portugal no Verão], vai ser um Verão certo para melhorar e voltar ainda mais forte”.
A franquia de Boston passa assim a ser a equipa com mais títulos da NBA (18), ultrapassando os Los Angeles Lakers (17).
The @celtics capture their 18th Championship, most of any franchise in NBA history! ☘️ pic.twitter.com/87hgQyQ3uM
— NBA (@NBA) June 18, 2024
Jaylen Brown foi o escolhido para MVP das Finais, dedicando o troféu também a Jayson Tatum, dizendo que “o prémio é dos dois”.
Jaylen Brown is the 2024 #NBAFinals MVP! pic.twitter.com/6WKMyiPs2y
— NBA (@NBA) June 18, 2024
Neemias Queta, estreante na NBA em 2021/22, conquistou em tão pouco tempo o que enormes figuras da história da modalidade perseguiram e não conseguiram durante ‘uma vida’.
Jogadores como Elgin Baylor, Karl Malone, Charles Barkley, John Stockton, Patrick Ewing, Dominique Wilkins, Reggie Miller, Pete Maravich, Chris Webber, Allen Iverson ou Steve Nash são apenas alguns dos ícones da NBA que nunca venceram o campeonato da NBA.
Neemias Queta tem agora vários compromissos pela frente com os Boston Celtics, pelo que não está incluído na última convocatória de Mário Gomes para o estágio de verão, momento preparatório da qualificação para o EuroBasket 2025.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.