“Neemias tem boas hipóteses de ficar num plantel da NBA”

Deuce Mason e Morgan Ragan, comentadores dos jogos dos Stockton Kings, acreditam que o português vai conquistar um lugar em melhor liga do mundo

Atletas
26 ABR 2023

Deuce Mason e Morgan Ragan são os comentadores dos jogos caseiros dos Stockton Kings, equipa da G League afiliada aos Sacramento Kings onde Neemias Queta disputou a maioria dos jogos nos últimos dois anos. Autores de um dos podcasts mais ouvidos pela comunidade de Sacramento e espectadores atentos do dia-a-dia do conjunto californiano, Deuce e Morgan são, por isso, duas das pessoas que acompanharam mais de perto a evolução do internacional português.

“No ano passado, o Neemy andou sempre a saltar entre as duas equipas e não teve muitos minutos de jogo. O melhor deste ano é que esteve a jogar e, em cada oportunidade de melhorar, deu para ver o seu crescimento. Este ano também andou nas duas equipas e isso não é fácil, é um desafio mental, mas ele mostrou essa evolução e vimo-lo no fim-de-semana All-Star da G League, no Next Up Game. Eu penso que ele é um jogador de NBA. O desafio é ser consistente, ser agressivo, evitar fazer muitas faltas e vai chegar lá”, diz Deuce Mason.

O desenvolvimento de Neemias foi uma ideia corroborada por Morgan Ragan: “O mais divertido, esta época, é que mostrou evolução. Foi agressivo a finalizar, nos ressaltos, e adoro o facto de ter capacidade de espaçar o campo, sendo um poste de 2,13 metros. Mostrou capacidade de deslocamento lateral, na defesa, e é incrível ver o seu crescimento”.

Os adeptos dos Sacramento Kings estão a vibrar com o regresso da equipa aos playoffs, 17 anos depois da última presença na fase a eliminar da competição, mas Deuce Mason já olha para as decisões que o ‘front office’ terá que fazer no final da temporada. “Vamos ser honestos. Os Kings têm que resolver os problemas com os postes suplentes. Não tiveram consistência. O Chimezie Metu jogou a espaços, o Richaun Holmes era titular e agora nem joga, o Trey Lyles joga em ‘small ball’, e acho que os Kings gostam do que o Neemias pode oferecer como jogador. É bom passador, e vemos que essa é a forma como o Domantas Sabonis orquestra o ataque. Obviamente, o Neemy ainda não tem a habilidade do Sabonis, mas consegue fazer assistências. E os Kings também precisam de protecção de cesto, pelo que acredito que ele vai ter uma oportunidade de ser o poste suplente desta equipa na próxima época. Só precisam de alguém que jogue 15 minutos por jogo, talvez 20”, refere o narrador dos jogos de Stockton.

“Quando há um jogador grande, com aquelas capacidades, haverá sempre equipas interessadas. Ele tem capacidades únicas. Ele tem ‘skills’ e altura, portanto tem boas hipóteses de ficar num plantel da NBA”, acrescenta Deuce Mason, enquanto Morgan Ragan dá a receita para o sucesso do poste luso na liga principal: “No nível seguinte, tem que ser capaz de se manter sem problemas de faltas. Estamos a ver cada vez mais domínio na G League e é isso que temos que ver destes jogadores. Se querem chegar à NBA, têm que dominar aqui”.

Em Sacramento, Neemias Queta não é o único nome que é associado a Portugal e, para Deuce e Morgan, as memórias de Ticha Penicheiro e do título da WNBA que conquistou pelas Sacramento Monarchs estão bem presentes. “A Ticha foi uma das mulheres que vi jogar enquanto crescia e dizia: «Quero ser como ela». Nunca cheguei ao nível dela, obviamente, mas foi tão bom que ela tivesse passado por Sacramento. Fomos uns sortudos por termos tido as Monarchs e a Ticha aqui”, diz Morgan.

“Tínhamos o Jason Williams nos Kings e a Ticha nas Monarchs. Era excitante. A Ticha era uma jogadora incrível e trouxe estilo ao jogo”, lembra Deuce, que tornou conhecida uma expressão durante os jogos dos Stockton Kings: “Uma das melhores coisas que aconteceu quando o Neemy chegou foi aperceber-me da paixão dos portugueses. Eu disse «Portugal, stand up!» e adorei a paixão. Nós amamos o jogo e perceber que as pessoas ficam acordadas durante a noite, até de manhã, para ver a G League… Os portugueses estão tão orgulhosos que fico com arrepios. Mostra o orgulho em alguém que representa o país, mas também o jogo de basquetebol. Isso é incrível”.

Para Deuce Mason e Morgan Ragan, receber o carinho dos portugueses durante os jogos em que Neemias participa é especial. “Estamos a comentar os jogos e vemos os portugueses no chat do YouTube, acordados até tarde para ver o Neemy, e a ficar chateados se ele não joga muito tempo e ficam doidos se ele joga bem. É tão bom ver essa paixão”, explica Deuce, enquanto Morgan agradece as mensagens ao longo dos últimos dois anos: “O orgulho, o compromisso, não há nada igual. Lembra-me muito dos fãs de Sacramento. Faz sentido que estejamos juntos nisto e obrigado por todo o apoio a todos os que estão aqui e ao que nós fazemos também”.

Foto: Stockton Kings

Atletas
26 ABR 2023

Mais Notícias