Nocioni deixa Argentina
O argentino Andres Nocioni vai perder o Campeonato Mundial FIBA 2010, devido a uma entorse no tornozelo esquerdo sofrida na última fase dos treinos de preparação que antecederam o torneio.
Atletas | Competições | FPB
27 AGO 2010
Foi o próprio jogador, que actuará na próxima temporada da NBA, ao serviço dos Philadelphia 76ers, que fez o anúncio numa conferência de imprensa.
“É com muita dor na alma que tenho de anunciar que não vou jogar no Campeonato Mundial de Basquetebol”, disse Nocioni com os olhos lacrimejantes. “Os Philadelphia 76ers colocaram uma cláusula no meu contrato que quando eu me lesionar ao serviço da selecção, têm o direito de me impedir de jogar”, acrescentou.No final de Julho, Nocioni sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo durante um treino e desde então começou um processo de reabilitação, voltando à acção na Efes Pilsen World Cup, em Ancara, onde esteve em dois dos três jogos, falhando o último contra a Turquia. “Eu disse a todos que estava a jogar a 100% no Campeonato Mundial de Basquetebol, mas o clube (76ers) e os seus médicos aconselharam-me a não jogar por causa dos riscos. A segunda ressonância magnética que foi feita era visível a lesão, o que me obriga a ficar sem fazer qualquer esforço físico por 4-5 semanas “, disse o extremo. A última vez Nocioni jogou pela Selecção Argentina numa competição oficial foi em 2008, nos Jogos Olímpicos de Pequim, onde os sul americanos conquistaram a medalha de bronze. “É triste porque este ia ser o meu último Campeonato do Mundo. Isto deitou por terra o meu sonho de jogar aqui pelo meu país.”Agora, o treinador da equipa argentina, Sergio Hernandez, terá que tomar a difícil decisão de chamar outro jogador e são alguns os candidatos, onde se incluem Marcos Mata (Peñarol Mar del Plata) e Matias Sandes (Fuenlabrada). A decisão será anunciada dentro de algumas horas “Todos sabemos o que Andres Nocioni significa para nós e para o nosso jogo. Agradeço-lhe pelo seu trabalho árduo durante os treinos e reabilitação. Foi impressionante e deu-nos motivação vê-lo trabalhar connosco, apesar da lesão”, disse Hernandez.