Nova equipa de BCR em Lousada

A Cooperativa Lousavidas vai participar no Campeonato Nacional da 2ª divisão, cujo arranque está previsto para Janeiro.

Associações | Atletas | Competições
5 OUT 2019

A FPB falou com a presidente da direção, Prof.ª Fátima Esteves, sobre a constituição da equipa, o contributo da APD Paredes, da Câmara de Lousada e da Federação, durante todo o processo. 

Como surgiu a ideia de constituir equipa em Lousada?
A constituição da equipa surgiu depois de uma atividade de divulgação, em Lousada, por parte da APD Paredes, no âmbito das comemorações do dia 3 de dezembro (Dia Internacional da Pessoa com Deficiência). Posteriormente, a APD Paredes, a FPB e a Câmara (Pelouro da Ação Social e do Desporto) organizaram um outro evento desportivo para captação de atletas, mas com pouca adesão. Mais tarde, a Câmara convidou as instituições do concelho ligadas à deficiência para uma reunião no sentido de aferir as que estariam interessadas em lançar a modalidade, pois tinha e tem um grande interesse na implementação do BCR no concelho. Foi aí que a Direção da Lousavidas decidiu abraçar o projeto, que de resto só veio aumentar o leque de ofertas.
 
De que forma planeiam o recrutamento de potenciais atletas? 
Neste momento, o recrutamento de atletas tem sido pelos conhecimentos de uns para outros. O passa a palavra acaba por ser a melhor forma de divulgação. 
 
Qual o papel da APD Paredes no auxílio ao projeto?
A APD Paredes revela-se um parceiro importante na medida em que já nos cedeu 4 cadeiras para lançarmos a modalidade no ano passado. Para este ano, e para que a Lousavidas pudesse entrar em competição, foi feito um protocolo de colaboração onde se estabelece o empréstimo de jogadores bem como a disponibilização de transporte para os jogos. Estas formalidades foram estabelecidas numa reunião, entre a Federação, a Câmara de Lousada e a APD Paredes. De salientar o papel importante da Câmara de Lousada no apoio ao nosso projeto social e desportivo, bem como da União de Freguesia de Cristelos Boim e Ordem.
 
Que objetivos traçam nesta primeira época de competição oficial?
Nesta primeira época pretendemos dar alguma rodagem aos nossos jogadores, que neste momento são três e que têm treinado afincadamente, desde outubro do ano passado, para ganharem o gosto pela modalidade, sendo que dois deles já contam com alguma experiência. Não sendo um número suficiente para criar equipa, foi necessária a parceria com a APD Paredes, ao abrigo de um protocolo que permite que estes atuem em simultâneo pelos dois emblemas, dado que militam em divisões distintas e os calendários não coincidem.
 
Qual o âmbito de ação da Cooperativa Lousavidas? Desenvolvem outras atividades desportivas?
A Lousavidas atua na área social (pessoas com deficiência, crianças e idosos). A maior intervenção diz respeito ao público com deficiência, tanto no que concerne ao desenvolvimento desportivo, como no desenvolvimento de atividades lúdicas inclusivas. Estas permitem a participação de crianças que frequentam, durante o ano letivo, os atuais centros de Apoio à Aprendizagem (unidades de multideficiência). Esta solução colmata um problema de várias famílias que não têm resposta para lidar com este tipo de casos. Também para estas crianças temos o atletismo como modalidade desportiva e ainda tentaremos outras modalidades, com outros parceiros já verbalizadas. O mais importante é mesmo promover a prática desportiva com pessoas com deficiência, libertando-as do isolamento e do sedentarismo e, desta forma, melhorar as suas condições de vida.
Associações | Atletas | Competições
5 OUT 2019

Mais Notícias