Novo ciclo no Lusitânia

Na ilha Terceira certamente que existe a curiosidade dos adeptos do Lusitânia conhecerem a nova versão da equipa para esta temporada.

Atletas | Competições | Treinadores
8 SET 2015

Muitas caras novas, com as trocas a começarem  no comando técnico da equipa. José Calabote, treinador que liderou o Galitos FC nas quatro últimas jornadas na edição pretérita da Liga, é a nova aposta do Lusitânia para um trabalho passo a passo, cujo principal objetivo passa pela manutenção, embora garanta que vai abrir-se um novo ciclo no sector da formação. Promete trabalho e espera conseguir implementar uma “filosofia própria” na LPB.

 

Nesse trabalho terá a ajuda de Pedro Loth para os cargos de treinador adjunto na equipa sénior e treinador dos Sub 18. Foi o concretizar um desejo antigo do clube em contar com os serviços de um treinador com créditos firmados na formação da ilha.

 

Do ano anterior mantêm-se os influentes jogadores Miguel Freitas e Mohamed Camara, a que se junta o ainda Sub 18 Daniel Cunha, sendo esta a base de trabalho que transita para a nova temporada. Miguel Freitas, é um terceirense e formado no clube, que regressou “a casa” e cumprirá o seu 5º ano consecutivo ao serviço do SC Lusitânia na LPB. Camara foi um dos pilares da equipa na subida à Liga, transferiu-se para Oliveira de Azeméis, mas já tinha regressado na última temporada.

 

Flávio Gomes (ex-Angrabasket) transfere-se de um clube vizinho e é mais uma solução para as posições interiores da equipa. Trata-se de um regresso ao clube, que representou na temporada 2013/14, na última temporada passou pela liga EBA (Espanha) tendo terminado a época no Angrabasket.

 

Mais um jogador que está de volta ao clube é Diogo Dias, uma vez que iniciou a sua formação no Lusitânia em 2002 tendo no final da época 2005/06 mudado para a equipa terceirense do TBC, onde se manteve até à época 2013/14.

 

O clube teve que voltar a recrutar fora da ilha e quanto a portugueses apostou em Stefan Djukic (ex-CAB Madeira) e João Fernandes (ex-Galitos Barreiro). Dois jogadores que vêm acrescentar qualidade ao jogo exterior dos açorianos, bem como soluções para o tiro exterior e liderança da equipa. João Fernandes é um base, internacional Sub 20, que o técnico conhece bem e que orientou na última temporada, Djukic é um internacional, que garante versatilidade, capacidade atlética, mais poder no ressalto e velocidade.

 

Para completar o grupo de trabalho José Calabote contratou quatro estrangeiros e não prescindiu de um base para ocupar uma dessas vagas. Dylan Garrity, atleta de 23 anos e 188 cm, da equipa de Sacramento State (NCAA Division I), vem referenciado como um excelente lançador de 3 pontos e com uma visão e leitura de jogo muito boa. Participou em 33 jogos da Sacramento State University Hornets Basketball Team, com médias de 33 minutos, 14 pontos, 56% de 2 pts, 41% de 3pts, 83% da linha de L/L, 2 Ressaltos e 2.5 Assistências.

 

Demetrius Phillips é um poste americano de 2.07 metros, proveniente da equipa dinamarquesa Aalborg Vikings. Na última época, e durante 15 jogos, foi preponderante na equipa, e com números muito interessantes, tendo terminado com duplo-duplo de média. 36.3 minutos por jogo de utilização, tendo registado 14.9 pontos, 11.1 ressaltos e 1.2 assistências.

 

O compatriota, Ishmael Hollis vai igualmente representar o clube na próxima época 2015/2016. Trata-se de um extremo americano de 2.03 mt, proveniente da equipa australiana dos South Western Metro Pirates da Austrália QBL, e que na ultima época registou os seguintes números: 17 jogos: 29.5 pontos por jogo, 9.9 ressaltos por jogo,1.9 assistências por jogo. Lançamentos de campo 54.9%; de 3 pontos 38.8% e Lances livres 78.5%.

 

O atleta nascido nas Bahamas, Quentin Bastian ocupará a vaga de comunitário, por via do acordo Cotonoun. Trata-se de um extremo de 2.01 mt proveniente da equipa americana Florida A&M Rattlers da Midle Eastern Athletic Conference. Não é um atirador de longa distância, mas poderá ser de extrema utilidade nas áreas mais próximas do cesto, no capitulo do ressalto e nas questões defensivas.

Atletas | Competições | Treinadores
8 SET 2015

Mais Notícias