O 3×3 BasketArt já chegou a Santo Tirso

Campos no Complexo Desportivo Municipal foram "personalizados" pelo artista Oats

3x3 BasketArt
15 JAN 2025

É oficial: Santo Tirso tem, desde hoje, 15 de janeiro, um campo de 3×3 BasketArt. Já foi portanto lançada “a semente à terra”, metáfora usada pelo vice-presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), Rui Dias, no seu discurso. Uma semente chamada 3×3 BasketArt e que “já foi lançada a várias terras”, aliás, tendo hoje germinado neste município do distrito do Porto, para ajudar ao crescimento da modalidade neste particular “ecossistema”. Agora, quem passar junto ao Complexo Desportivo Municipal, na Travessa do Tapado, mais especificamente, vai deparar-se com uma requalificação de excelência, com dois campos de 3×3 a formar um só ringue de 5×5, e a obra de Oats a embelezar o pavimento e os muros circundantes.

Tarde muito animada em Santo Tirso, com a presença dos atletas do CD Aves 1930

É portanto um local de eleição para quem quer passar o domingo a “lançar uma bolas”. O presidente da Câmara Municipal, Alberto Costa, frisou, aliás, que gostaria que este espaço fosse agora local de um “encontro intergeracional”. Filhos, pais e avós, netos, sobrinhos e tios, a ideia é mesmo que a estrutura possa ser aproveitada pelo público em geral – e, quem sabe, com uma etapa do Circuito Nacional de 3×3 no horizonte, agora que estão colocadas as condições necessárias.

Jorge Gomes, Presidente da União de Freguesias de Santo Tirso, Couto (Santa Cristina e S. Miguel) e Burgães, começou o seu discurso com uma palavra de apreço: “Sejam bem-vindos a esta linda terra, a esta linda paisagem, que muitas vezes só temos oportunidade de valorizar quando ouvimos os outros a falar dela. Agradeço à Câmara Municipal pela aposta, que é aqui, em Santo Tirso, mas que é para todos. Acima de tudo é uma marca que fica aqui vincada”.

Contudo, o autarca frisou que “não é só oferecer: a Câmara está a delegar agora uma responsabilidade, que é zelar por este espaço”. Falava, em particular, para os muitos atletas do CD Aves 1930 que encheram o recinto, trazendo com eles não só a alegria típica da juventude, mas também muita vontade de utilizar o recinto para o que mais gostam de fazer. “É melhor [para jogar] quando está pintado”, confessaram à FPB os jovens do emblema local, reforçando que, agora, vão passar a frequentar o ringue com mais frequência.

Campos vieram dar um novo brilho ao Complexo Desportivo Municipal

Estiveram ainda presentes a vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Santo Tirso, Sara Moreira, ex-atleta olímpica, que terminou a carreira em 2024 e que foi uma das principais impulsionadoras do projeto no concelho; e Paulo Neta, Diretor-Técnico Regional (DTR) da Associação de Basquetebol do Porto (ABP). O professor Dimas Pinto, formador da Escola Nacional de Basquetebol, fez também questão de estar na primeira fila do evento.

Santo Tirso vai assim fazer parte do repertório do 3×3 BasketArt– um projeto da FPB que apoia os concelhos que pretendem construir ou renovar espaços para a prática do Basquetebol, cruzando-os com um cenário de arte urbana, e que cuja “rota” pode ser encontrada aqui.

Localização: Travessa do Tapado, no Complexo Desportivo Municipal

Acompanha tudo sobre o projeto 3×3 BasketArt em 3x3BasketArt.pt ou através das nossas redes sociais: FacebookInstagramX e TikTok.

3x3 BasketArt
15 JAN 2025

Mais Notícias