“O 3×3 está numa fase de grande crescimento”
Américo Santos, selecionador nacional feminino, lança início da “temporada” de 3x3
Competições
6 JUN 2022
Com o fim da época de basquetebol de pavilhão cada vez mais perto, as atenções começam a virar para o basquetebol “de rua” e o circuito nacional de 3×3.
Tal como em verões passados, 2022 vai contar com mais uma edição do circuito nacional de 3×3 e várias inaugurações de campos de basquetebol inseridos no projeto 3×3 BasketArt. Os diferentes campos, espalhados de norte a sul de Portugal continental, bem como na Praia da Vitória, nos Açores, estão assinalados no Courts of the World, onde podes votar e mostrar ao mundo o talento dos artistas que renovaram estes campos urbanos.
Atualmente o projeto 3×3 BasketArt conta com campos em:
- Braga
- Caldas da Rainha
- Cascais – Bairro das Faceiras
- Fafe
- Ílhavo – Gafanha da Nazaré
- Ílhavo – Gafanha do Carmo
- Póvoa do Lanhoso
- Praia da Vitória
- Torre de Moncorvo
- Valongo
- Vendas Novas
- Figueira da Foz
Para além do circuito nacional de 3×3, o verão também vai contar com um torneio inter-seleções regionais de 3×3 para os escalões de sub17, que se realiza em Tomar, entre 17 e 19 de junho.
Em entrevista à FPB, Américo Santos, selecionador nacional de seniores femininos, que garantiram a presença na FIBA 3×3 Europe Cup pela primeira vez na história, considera que os meses de verão são fundamentais para o crescimento da modalidade:
“Estamos num momento de crescimento rápido, que se vai acentuar nos meses de junho, julho e agosto. Estou curioso, e com expectativas altas, para ver o número de participantes no circuito nacional. Temos tido muita recetividade por parte dos formadores e estamos numa fase em que vamos ter uma “explosão” do 3×3”, explica Américo Santos.