“O acompanhamento vai muito para além das capacidades técnicas ou táticas”
Isabel Ribeiro dos Santos, referência do basquetebol português, é mentora no projeto PROMISE
FPB | Treinadores
10 JAN 2024
O nome de Isabel Ribeiro dos Santos faz parte da história do basquetebol nacional. Treinadora, formadora e antiga jogadora internacional portuguesa, Isabel Ribeiro dos Santos é mentora das treinadoras no projeto PROMISE.
A técnica não esconde a felicidade com este projeto: “Foi com muito prazer que aceitei o convite para participar num projeto que pretende elevar e reforçar a igualdade de oportunidades para as treinadoras portuguesas”, afirma.
Isabel Ribeiro dos Santos revela que o papel de mentora acaba por ser bem abrangente: “Ser mentora é um desafio muito interessante, porque o acompanhamento que faremos às treinadoras vai muito para além das capacidades técnicas ou táticas. Ser mentora é aconselhar do ponto de vista pessoal, do ponto de vista comportamental e do relacionamento com atletas, pais e outros agentes ligados ao treino, e eu penso que a minha experiência de 40 anos ligados ao treino pode ser uma mais-valia para as treinadoras que vou acompanhar”, diz.
Para Isabel Ribeiro dos Santos, a sua atual realidade será uma ajuda no papel que vai desempenhar: “O facto de ser mulher, professora e mãe também me dá “autoridade” para ajudar jovens treinadoras a perceber o caminho que podem percorrer para conciliar a sua carreira profissional com a familiar”, refere.
Com um trajeto de grande sucesso na modalidade, Isabel Ribeiro dos Santos explica o segredo: “Ao longo do meu percurso de vida, não posso dizer que foi fácil ser profissional num meio em que a maioria era homem, mas procurei sempre o conhecimento, procurei sempre ser muito organizada, disciplinada e respeitadora, o que fez com que todos os colegas com quem me cruzava, fossem homens ou mulheres, respeitassem o meu trabalho”, conclui.
O projeto PROMISE veio para ficar. Um Projeto Erasmus+, no qual a FPB se encontra inserida, juntamente com outras seis organizações europeias: Federação Catalã de Basquetebol, Basquetebol Nouvelle-Aquitaine, Federação de Basquetebol do Kosovo, Federação de Basquetebol da Irlanda, Federação Búlgara de Basquetebol e Universidade Ramon Llull (Barcelona).
O projeto, que se iniciou em janeiro de 2023 e previsão de término em junho de 2025, é liderado pela Federação Catalã de Basquetebol, e graças ao empenho e trabalho de todas as organizações envolventes, visa enfrentar a situação de desigualdade e discriminação de género. O PROMISE tem como objetivo promover uma maior inclusão e participação de atletas, dirigentes, juízas, treinadoras do género feminino no basquetebol em todos os níveis de responsabilidade através da conceção, implementação e avaliação de um programa de intervenção holístico.
Na vertente direcionada para as treinadoras foram encontradas duas conceituadas mentoras: Isabel Ribeiro dos Santos e Gilda Correia. Já no que toca às árbitras e juízas, a mentora também já representou Portugal nos maiores palcos: Sónia Teixeira.
Em anexo poderão ver mais sobre o objetivo do projeto, bem como todas as suas implicações. PROMISE_Programa de Mentoria
Para qualquer questão adicional relativa ao projeto PROMISE, solicitamos que enviem as questões para departamentotecnico@fpb.pt.
Acompanha tudo sobre o Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.