O Árbitro

Numa altura em que o basquetebol na nossa ilha cada vez mais evolui, é importante que o sector da arbitragem consiga acompanhar a evolução da modalidade. Não basta auto intitular-se árbitro é sim necessário preparar-se convenientemente para poder corresponder às exigências. A preparação do árbitro não se limita à frequência de cursos de formação ou reciclagens que os habilitem a exercer a actividade. Necessitam de um sistema de preparação contínuo para que semana a semana estejam preparados para realizar a tarefa que lhes é exigida.

Associações
7 NOV 2007

A ideia de que os árbitros são aqueles que se apresentam no local do jogo para arbitrar, e muitas vezes mesmo em cima da hora do início jogo e, quando termina nada mais fazem até ao próximo jogo, terá que ser totalmente ultrapassada, e para tal, surgem novas ideias quanto à forma como os mesmos necessitam de trabalhar. Contactos vários entre os diversos elementos da arbitragem assim como grupos de trabalho para troca de ideias são cada vez mais frequentes e essenciais.
A exemplo dos atletas que semanalmente se preparam para que no dia do jogo se apresentem nas melhores condições, o árbitro deverá também ele efectuar uma preparação cuidada e adequada de forma a corresponder o melhor possível às exigências do jogo.
Se hoje em dia a preocupação para com as condições a oferecer aos atletas, a nível da preparação, de viagens, alojamento e alimentação é uma constante. Obrigatório será também que essa preocupação se estenda às equipas de arbitragem, possibilitando também que se apresentem com a dignidade que a modalidade merece.

Associações
7 NOV 2007

Mais Notícias