“O ataque ganha jogos, a defesa ganha campeonatos”

Foi notório o crescimento da equipa da Quinta dos Lombos ao longa da temporada.

Atletas | Competições | FPB
28 ABR 2016

Resultado da renovação da quase totalidade do grupo de trabalho. Mas chegado o momento final da temporada, Inês Viana não tem dúvidas que a equipa se apresenta mais “forte e coesa” do que nunca. O primeiro adversário nesta Final Four, é o atual campeão nacional, que joga em casa. É encarado apenas como um dos obstáculos que separa o conjunto de Carcavelos do objetivo que tem em mente. A base aposta na defesa como forma de vencer esta competição, ainda que no ataque pretenda liderar uma equipa coletiva e que tome bem conta da bola.

 

A forma como resolveram o playoff frente ao SL Benfica demonstra que a Quinta dos Lombos nada tem a ver com a equipa que iniciou a época, e que nesta parte final se apresenta como um legitimo candidato ao titulo?

 

É evidente que a nossa equipa tem vindo a crescer e evoluir ao longo do campeonato, e estamos mais fortes e coesas. Contudo, nesta fase qualquer uma das 4 equipas é candidata ao título.

 

Na sua opinião, quais as principais diferenças nessas duas versões da equipa em fases da temporada tão distintas?

 

No início éramos, claramente, uma equipa em construção. É de salientar que da época transacta para esta apenas 2 jogadoras continuaram a fazer parte do colectivo. Tivemos um longo processo de construção e integração e, neste momento, posso dizer que somos um grupo de trabalho motivado e com a ambição de fazer o melhor possível nesta final four. 

 

Iniciam a Final 4 frente às atuais campeãs nacionais que jogam com o apoio do seu público. Agrada-vos que seja assim? Ou encaram-no como o primeiro de três para chegarem ao titulo?

 

Sem dúvida que o factor casa é uma mais valia, uma motivação extra mas, neste momento, é algo que não podemos controlar. Sabemos para o que viemos e estamos aqui com um único objectivo.

 

No último embate com as açorianas perderam claramente a luta das tabelas. Será uma preocupação para este jogo?

 

É de louvar o excelente trabalho que o Sportiva tem feito, tanto a nível nacional como internacional. Temos noção da qualidade das nossas adversárias e essa será, apenas, umas de muitas preocupações a termos no jogo contra elas.

 

Concorda que a equipa do SportivaAirlinesAzores é muito mais perigosa nas finalizações perto do cesto? Seja através do seu jogo interior ou penetrações em drible?

 

O Sportiva é uma equipa bastante forte quer a nível interior, quer a nível exterior. É uma equipa homogénea que nos pode criar dificuldades vindas de qualquer jogadora.

 

A equipa teve um desempenho defensivo irrepreensível no playoff com o Benfica? A defesa será a chave para o sucesso? E no ataque? Quais serão os argumentos da Quinta dos Lombos?

 

A defesa é o segredo de qualquer equipa. Como diz o ditado "o ataque ganha jogos, a defesa ganha campeonatos", portanto o nosso objectivo é sempre defender o melhor possível. Em relação ao ataque pretendemos jogar em equipa, ter um desempenho global uniforme e cometer o menor número possível de erros. O resultado final será um reflexo do equilíbrio entre um bom trabalho defensivo e um bom trabalho ofensivo.

Atletas | Competições | FPB
28 ABR 2016

Mais Notícias