O novo desafio de Eugénio

Depois de dois anos a treinar na Dinamarca, Eugénio Rodrigues aceitou um novo desafio que implicou mudar-se para os "Cárpatos", e treinar a equipa do CSU Phoenix Galati que compete na Liga romena.

Competições | Treinadores
26 OUT 2015

É um clube relativamente recente na liga feminina, que obteve a sua melhor classificação precisamente no ano transacto (8º lugar), pelo que para a presente época os seus objectivos têm a mesma fasquia. Após cinco jornadas decorridas, o selecionador nacional de Sub-20 considera que a adaptação tem sido “normal e tudo está a rolar dentro do previsto.” As lesões têm prejudicado a evolução da equipa, embora Eugénio reconheça que o clube reúne todas as condições para ser realizado um bom trabalho. A cidade tem uma cultura desportiva, falta só ao técnico deixar a sua marca de sucesso em mais um projeto que decidiu abraçar.

 

O plantel é muito jovem e limitado na quantidade tendo o clube contratado quatro norte-americanas, por forma a poder equilibrar as contendas que tem pela frente. “E até agora não tem corrido mal pois temos 3 vitórias nos cinco jogos cumpridos.”

 

Um registo que até poderia ser melhor, não fossem os azares que fazem parte da competição. “Infelizmente temos sido confrontados com algumas lesões em jogadoras nucleares pelo que apenas realizámos um jogo com o plantel completo, precisamente o primeiro frente ao Arad. E isso acabou por ser muito penalizador nas duas derrotas que tivemos.”

 

A experiência e a qualidade do trabalho de Eugénio Rodrigues não retiram confiança ao treinador nacional, até porque tem condições para implementar a sua filosofia com provas já dadas. “Ainda temos muito campeonato pela frente mas o Clube tudo tem feito para colocar ao dispor da equipa os melhores meios possíveis. Aliás, é justo que se diga que os Phoenix Galati têm condições excelentes quer a nível organizativo, quer ao nível das infra-estruturas e staff, quer mesmo no plano pessoal.”

 

A cidade respira desporto, algo que agrada sempre a quem está tão diretamente ligado a essa atividade. “Finalmente de referir também que vim encontrar aqui em Galati, no extremo Este da Europa, uma cidade já com uma dimensão interessante e sobretudo com uma marcada cultura desportiva. A este propósito saliente-se que a cidade compete nas ligas principais, em basquetebol masculino e feminino, andebol masculino e feminino, voleibol, futsal e hóquei em gelo masculinos.”

 

Como é hábito no seu discurso, Eugénio mostra-se extremamente confiante, algo que é normal em alguém que acredita na sua capacidade de trabalho, e construção de uma equipa. “Mas como referi, estou ainda no início de mais uma etapa e muito mais haverá por dizer até ao final da época. E positivas, espero eu…”

Competições | Treinadores
26 OUT 2015

Mais Notícias