O Treinador
O treinador tem que ter a consciência que para além do treino é importante dominar uma série de competências tais como gerir e liderar.
Associações
21 FEV 2008
Há uma diferença entre estes dois últimos conceitos. Os gestores devem ser líderes e os líderes são muitas vezes gestores. Ser um bom gestor de recursos não chega é preciso ser também um bom líder de pessoas.
A gestão implica alcançar resultados através da obtenção do desenvolvimento e do controlo eficazes de todos os recursos exigidos nomeadamente os recursos humanos, capital, informação, instalações e equipamento. O processo global de gestão engloba quatro tarefas fundamentais: Planear, Organizar, Motivar e Controlar. Todo o processo de gestão termina com uma avaliação do trabalho realizado diariamente e uma intervenção meticulosa e precisa sobre os intervenientes do processo.A liderança concentra-se no recurso mais importante, as pessoas. Um treinador tem de liderar com um estado de espírito optimista e uma visão positiva. Tem de contagiar o grupo na satisfação do que fazem. Um grupo insatisfeito tem poucas hipóteses de sucesso. É importante estar muito próximo dos jogadores e criar fortes ligações emocionais com o grupo. Mostrar-lhes lealdade, honestidade, valor e humildade.Um treinador não está a liderar uma equipa para ganhar um concurso de popularidade. Está lá para tomar decisões, que muitas vezes até são impopulares.O treino com uma liderança e gestão qualificada e equilibrada será certamente a chave de um sucesso.