Oats: “Pintar quase 800m2 sozinho, em 12 dias, não foi fácil”
Artista inaugura mais dois campos de 3x3 BasketArt esta quarta-feira, pelas 16 horas, em Santo Tirso
3x3 BasketArt
13 JAN 2025
Um nome familiar para os aficionados do projeto 3×3 BasketArt, Oats foi o artista encarregue de levar a iniciativa da FPB a Santo Tirso. Cascais, sua terra natal, Grândola, Vila Franca de Xira, mais precisamente no Sobralinho, e agora em Santo Tirso, pela primeira vez marcando o concelho com as suas tintas.
Com um vasto currículo, no auge dos seus 30 anos, o artista voltou a sentar-se à mesa com a FPB, replicando uma conversa de setembro passado. Se, na altura, o artista confessou gostar muito de “pintar o chão”, agora teve outro desafio pela frente: os muros que rodeiam o campo intervencionado, no Complexo Desportivo Municipal da cidade.
Novamente com os campos do 3×3 BasketArt. És o artista que mais campos assinou, mas nunca no Norte no país. Foi bom para “mudar de ares”? Como foi a experiência?
É sempre bom deixar a marca numa zona diferente, e espalhar o meu trabalho pelo país todo! Adorei a zona de Santo Tirso, a simpatia das pessoas que passavam… e come-se muito bem! [risos] Fico feliz de ter mais um campo numa nova zona do país.
Consegues descrever-me a obra? Em que te baseaste, como surgiu a ideia? Foi a primeira vez a pintar também o muro, isso influenciou de alguma forma?
Nesta peça a ideia foi criar algo menos figurativo e mais abstrato, de modo a pensar mais na experiência do utilizador do campo do que no aspeto visual e da fotografia final. Foi uma composição que criei e fiz a proposta à Câmara Municipal de Santo Tirso – e eles gostaram da ideia! Depois, nas paredes, houve mais liberdade para algumas figuras e letras.
Foi mais um desafio?
Sempre desafiante! Gosto de, em cada trabalho, tentar trazer algo novo, tentando manter a linha e o estilo! Acho que só assim evoluímos no que fazemos, tentar puxar os nossos limites um pouco mais! Foi um dos maiores espaços que pintei, e pintar quase 800m2 sozinho em 12 dias não foi fácil, mas foi mais um desafio superado.
E sentiste também aquela parte da “comunidade” que tanto me falaste em Vila Franca de Xira? Sentiste o interesse das pessoas em ver o teu trabalho enquanto lá estavas?
Sem dúvida, toda a gente que passava foi muito afável a abordar e a comentar que gostam deste tipo de iniciativas, que o espaço vai melhorar com a pintura! Acho que começa cada vez mais a notar-se que as pessoas gostam de ver estes espaços requalificados.
Já tens um próximo desafio em mente?
Tenho bastantes murais na minha zona de residência planeados.
Santo Tirso vai assim fazer parte do repertório do 3×3 BasketArt– um projeto da FPB que apoia os concelhos que pretendem construir ou renovar espaços para a prática do Basquetebol, cruzando-os com um cenário de arte urbana, e que cuja “rota” pode ser encontrada aqui.
Localização: Travessa do Tapado, no Complexo Desportivo Municipal
Acompanha tudo sobre o projeto 3×3 BasketArt em 3x3BasketArt.pt ou através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.