Oliveirense e Galitos triunfam

Nos outros jogos da ronda de sábado da Liga Portuguesa de Basquetebol, vantagem para as equipas da casa, já que Galitos-Barreiro e Oliveirense bateram Vitória SC (79-74) e Maia Basket (91-66), respetivamente.

Competições
24 JAN 2016

As duas equipas vencedoras assumiram o comando do jogo desde o início, mas se os maiatos não foram capazes de voltar a reentrar na discussão pelo triunfo, os vimaranenses mostraram-se mais competitivos, se bem que o conjunto do Barreiro tivesse sempre a liderança controlada.

 

Com um 1º período muito produtivo em temos ofensivos, o Galitos construiu de imediato uma almofada pontual (27-15). A vantagem continuou a aumentar no decorrer do 2º quarto e chegou mesmo aos 34-15. A partir daí o Vitória SC viu-se obrigado a ter que correr atrás do prejuízo, algo que viria a acontecer paulatinamente.

 

A equipa do Barreiro esteve muito bem da linha de três pontos (9/18 – 50%), bem como dominou o jogo no pintado (42 vs 28 pontos). Com este equilíbrio ofensivo, os comandados de André Martins regressaram às vitórias, pemanecendo no 3º lugar com 10 vitórias, quando têm um jogo ainda para cumprir.

 

Os comandados de Fernando Sá nunca viraram a cara à luta, chegaram mesmo a estar três pontos de diferença (72-75), mas a serenidade dos jogadores do Galitos da linha de lance-livre permitiu-lhes ter sempre o jogo controlado.

 

O base Jarred Jackson (17 pontos, 8 assistências e 5 ressaltos) registou mais uma exibição completa, o mesmo acontecendo com Henrique Piedade (16 pontos, 5 assistências e 5 ressaltos) e Jordan Baker – somou mais um duplo-duplo (12 pontos, 12 ressaltos e 4 assistências).

 

Do lado vitoriano, grande prestação de Pedro Pinto (27 pontos e 7 assistências) num pavilhão que conhece bem, mas nem com os contributos de João Balseiro (12 pontos, 4 assistências e 3 ressaltos) e Ervin Kiley (13 pontos, 6 ressaltos e 2 assistências) conseguiu dar a volta ao jogo.

 

Oliveirense foi sempre superior

 

A formação de Oliveira de Azeméis precisava de pontos, precisava de resultados positivos e cedo mostrou que iria ser um jogo para conseguir esse objetivo. No final do 1º período já vencia por dez pontos (26-16) e ao intervalo já tinha subido a vantagem para muito perto das duas dezenas (48-29). Os maiatos em momento algum foram capazes de se aproximar no marcador e a menos de sete minutos do final atingiram a desvantagem máxima (54-82).

 

As duas equipas mostraram-se muito assertivas da linha de três pontos, mas foi nos tiros de curta e média distância que a equipa da casa fez a diferença (61% vs 32%). Para isso muito contribuiu o domínio exibido no pintado (36 vs 22 pontos), bem como os 15 pontos somados em segundos lançamentos, fruto da vantagem na luta das tabelas (33/19).

 

O jovem Arturs Bricis (23 pontos e 3 ressaltos) voltou a mostrar os seus dotes de marcador de pontos, tal como James Ellisor (21 pontos, 3 ressaltos e 2 assistências). Destaque ainda para o duplo-duplo (12 pontos e 10 ressaltos) registado por Sergi Brunet.

 

Pedro Tavares, autor de 17 pontos, voltou a ser o melhor marcador do Maia Basket, além do facto de Paulo Diamantino (16 pontos, 6 ressaltos e 2 assistências) ter contabilizado números bastante interessantes.

Competições
24 JAN 2016

Mais Notícias