Oliveirense ganha dérbi

A UD Oliveirense foi a primeira equipa a apurar-se para a final do Troféu António Pratas da LPB.

Competições | FPB
26 SET 2015

No jogo da meia-final, a formação de Oliveira de Azeméis bateu a Ovarense Dolce Vita por 84-74, aproveitando da melhor forma a vantagem pontual construída nos minutos finais do 1º tempo. Mérito para a forma como os comandados de José Ricardo Rodrigues conseguiram gerir na etapa complementar a diferença pontual, com a eficácia de lançamentos de curta e média distância a ser a base do sucesso da equipa.

 

O 1º período da meia-final ficou marcado pela elevada pontuação com as duas equipas a mostrarem uma elevada eficácia ofensiva. Começou melhor a Ovarense, parcial de 7-0, respondeu de imediato a Oliveirense que a meio do quarto empatava o jogo a 7 pontos. Os vareiros voltaram a estar de novo por cima no encontro, e voltam a conseguir fugir na marcha do marcador (19-11). Mas o domínio do jogo era repartido com os comandados de José Ricardo a conseguirem reduzir a diferença para três no final dos primeiros 10 minutos (20-23).

 

Os minutos iniciais do 2º período foram marcados por alternâncias no comando, e o jogo manteve fechado até aos 36-34 favorável ao conjunto de Oliveira de Azeméis. Até final da 1ª parte, e faltavam jogar quase 4 minutos, a Ovarense não somou mais pontos, situação bem aproveitada pela Oliveirense para disparar no marcador (48-34). O conjunto de Oliveira de Azeméis explorou com sucesso algumas situações de contra-ataque, bem como os bloqueios diretos com o norte-americano James Ellisor a conseguir tirar muitas vantagens para fazer pontos.

 

O descanso fez bem à equipa de Ovar, que surgiu na etapa complementar mais agressiva, a colocar mais problemas ao ataque adversário e a ser recompensada no outro lado do campo com pontos, algo que lhe faltara no final do 1º tempo. Depois de ter estado a perder por 39-54, um parcial de 10 colocou a formação de Ovar bem mais próxima do comando do jogo, quando ainda faltavam quase três minutos para o termo do período. Dois triplos consecutivos cortaram a seca de pontos da Oliveirense, e uma boa ação de 1×1 de João Abreu recolocou a diferença entre as duas equipas nos dois dígitos (62-51).

 

Obrigada a ter que correr atrás do prejuízo, a Ovarense apostava no aumento do ritmo de jogo, já do lado contrário, a Oliveirense tentava prolongar os seus ataques, na procura quase sempre do seu jogo interior. Uma estratégia que se justificava, até porque no inicio do período a percentagem de dois pontos da equipa da Oliveirense era de 82%. Mas não eram apenas os jogadores interiores a finalizar, já que as ações individuais de João Abreu, muito bem nesta fase do jogo, contribuíam para suster as tentativas de aproximação no resultado por parte da Ovarense. Os vareiros lutavam, mas os triplos não entravam, a eficácia da linha de lance-livre não era a melhor, e a defesa também não ajudava a mudar o rumo dos acontecimentos.

A Oliveirense somou 54 pontos no pintado, facto que contribuiu para a percentagem final de 78% de dois pontos, mas seriam os dois bases da equipa, João Abreu (21 pontos) e James Ellisor (17 pontos e 5 assistências), a brilharem na marcação de pontos.

 

Na equipa da Ovarense, o norte-americano Raven Barber foi o jogador que mais se destacou, tendo ficado a um ressalto de somar um duplo-duplo (20 pontos e 9 ressaltos). Jaime Silva, com 15 pontos, foi o segundo melhor marcador da equipa.

 

Félix Alonso – “Antes de mais parabéns à UDO, foram superiores à nossa equipa especialmente no 2º quarto onde conseguiram a diferença. Estivemos sempre a reboque e mesmo assim conseguimos chegar aos 5 pontos de diferença, mas eles conseguiram controlar. A sofrer 48 pontos na segunda parte é difícil ganhar.”

 

José Ricardo Rodrigues – “Concordo com as palavras do Félix. Mesmo quando a Ovarense subiu a defesa mantivemos o discernimento quando nos ameaçaram. O jogo decidiu-se pelas ações ofensivas e não defensivas. Jogámos serenos e marcámos muitos pontos no final do tempo de ataque, mas sempre a saber o que fazíamos. Foi o primeiro jogo que fizemos assim este ano e foi uma vitória justa.”

Competições | FPB
26 SET 2015

Mais Notícias