“Os jogadores são campeões todos os dias pela forma como trabalham e pela sua atitude”
A UD Oliveirense tem realizado uma temporada sensacional, como se prova pela liderança da Fase Regular, sem esquecer o trajeto até agora registado nos Playoffs da Liga Placard.
Atletas | Competições | Juízes | Treinadores
9 JUN 2018
Segue-se o FC Porto na final da competição, com o primeiro jogo agendado já para este sábado (21h30, FPB TV), e por isso estivemos à conversa com Norberto Alves, treinador da turma da Oliveira de Azeméis, que não poupou nos elogios à sua equipa.
A Oliveirense não perde desde 4 de abril, tem um trajeto limpo nestes Playoffs e em cinco duelos diante do FC Porto venceu sempre. Tais factos conferem favoritismo à sua equipa?
Não sei e para nós não é importante a questão do favoritismo. Se fosse estaríamos nós na final? Quem tem de treinar à noite porque mais de 1/3 dos jogadores tem os seus empregos, raramente jantando com a família durante nove meses, treinando em diferentes pavilhões não está focado no favoritismo deste ou daquele mas… em ganhar! Ganhar para que todo esse sacrifício e trabalho façam sentido. Jogamos sempre com a mesma atitude, humildade e ambição. Vai ganhar quem jogar melhor e ambas as equipas podem vencer.
O FC Porto surge em boa forma nesta final, ainda para mais depois de ultrapassar o SL Benfica. Quais são os maiores perigos dos "dragões" nesta altura?
O FC Porto é uma equipa muito bem organizada e orientada. Sabe o que está a fazer em campo. Tem excelentes jogadores e com experiência nestes momentos. Vêm muito motivados da meia-final e com um excelente ritmo de jogo. Colocam-nos sempre problemas ao nível do ressalto, visto ser uma equipa mais alta do que nós.
Vencer os dois primeiros jogos será fundamental ou o fator casa não terá assim tanta importância?
Queremos vencer e pensar jogo a jogo, seja em casa ou fora. Foi assim que fizemos todo o campeonato e vamos manter essa perspetiva de abordagem dos jogos. Em casa temos os nossos fantásticos adeptos a ajudar. Mas iremos sempre lutar até à exaustão para lhes dar a alegria que desejam, seja em casa ou fora.
É inegável o poderio da Oliveirense, o seu excelente plantel, mas mesmo assim, no início da época, esperava um rendimento tão alto e a forma irrepreensível como chegou à final, lutando agora pelo título?
Logo no início da época disse que queríamos vencer o campeonato. Eu acredito nos meus jogadores, no nosso trabalho e na organização do clube. Vencer o campeonato é um sonho para o clube, para os nossos adeptos, para a cidade e, principalmente, para estes fantásticos atletas. Eles são campeões todos os dias pela forma como trabalham e pela sua atitude. Está de parabéns o Hélder Albergaria por conseguir construir uma equipa com jogadores de qualidade e carater, apesar de ter um orçamento muito limitado.