Os sonhos acontecem

Foram dezasseis anos de empenho. “As coisas acontecem e isto é a concretização de um sonho”.

Um sonho partilhado pelo cessante Diretor Técnico do Comité Nacional de Minibásquete, San Payo Araújo e pelo Técnico de Desporto da Câmara de Paços de Ferreira, Armindo Calção.

“Há seis anos começou este sonho.” Um sonho que embora tenha tomado forma era ainda um embrião do que a cada ano tende a madurar. Eram menos os familiares na bancada, menos comunicação, menos envolvidos. Não havia árbitros. No seguimento destas declarações, San Payo referiu que sempre irá lutar contra comportamentos incorretos, sendo conhecido por repreender as atitudes menos corretas. “Vocês têm que nos ajudar a educar os vossos filhos. O que se passa aqui em Paços de Ferreira vai muito para além do resultado. Quem não percebe isso, não percebe nada do que se está a passar. No primeiro ano não havia árbitros, a final foi Porto x Setúbal. O rapaz que estava a apitar tremeu e foi o Paulo Neta (Diretor Técnico da AB Porto) que assumiu o apito. Foi Setúbal o vencedor. Volto a dizer que o que se passa aqui vai muito para além dos resultados”. 

O DT do Minibásquete deu o exemplo de uma situação no jogo Lisboa x Aveiro, onde Rui Nazário (treinador de Aveiro) reconheceu que a bola era do adversário e disse-o aos árbitros presentes. Já a Mariana, jogadora de Leiria levantou-se para dizer aos pais para terem calma e não protestarem. “Estamos a criar melhores cidadãos!”, disse San Payo ao som de uma ovação por parte dos presentes.

Há mais na Festa para além da competição, há sonhos que acontece. “Há alguns anos atrás cinco miúdas sonhavam ser jogadoras. Seis anos depois estiveram num Mundial de Basquetebol. Os sonhos acontecem. O problema não é o sonho não se realizar, mas não sonhar. “

Em Paços de Ferreira, este foi ano municipal da juventude. Seis anos de Festas passados, para San Payo Araújo é como “se tivesse nascido aqui”, agradecendo ao Município todo o apoio e dedicação a este evento.

Já com a emoção a brotar, refere que o maior legado que esta atividade proporciona é a amizade. “Jogar, pode ser algo passageiro, mas aqui as amizades podem ficar para a vida. É muito mais importante que resultados.”

San Payo despede-se do cargo, agradecendo a quem o acompanha de perto, Sérgio Rosmaninho (o seu sucessor), Ana Pinto, Patrícia Fernandes, Armindo Calção (mentor da Festa) e ao Presidente Manuel Fernandes, de quem recebeu um abraço pelos anos dedicados a esta modalidade.

O Diretor Técnico do Minibásquete, cessará agora funções tendo aceite o convite para ser Presidente Honorário deste grande evento.

 

4 JUL 2016