Óscar Trigo já pensa no Europeu de 2026

Seleções
4 AGO 2024

“Temos a ambição de levar a equipa a um nível competitivo superior”. As palavras do selecionador nacional de BCR, Óscar Trigo, são claras e perentórias – há um objetivo a cumprir no Europeu de 2026, quando a Seleção Nacional voltar a disputar a Divisão B da Europa. Um dia depois do término da competição em que o conjunto das quinas foi 8.º, o tecnico espanhol faz o balanço dos seis jogos de Portugal na Bósnia-Herzegovina, em que, para garantir a manutenção, bateram a mesma Chéquia com que tinham caído na final da Divisão C em 2022.

“Pessoalmente, tenho um sentimento contraditório sobre os resultados finais”, afirma. “Por um lado, não posso dizer que estou satisfeito com o oitavo lugar alcançado, já que o nosso nível competitivo foi instável ao longo dos jogos, e mostrámo-nos erráticos em facetas muito básicas dos mesmos. No entanto, sinto-me orgulhoso do empenho tanto dos jogadores como da equipa técnica na consecução do objetivo principal desta campanha, que não era outro senão manter a equipa no nível B do cenário internacional”. Objetivo cumprido. Portugal vai manter-se na Divisão B em 2026, quando esta se voltar a disputar, e da prestação portuguesa fica na retina – e nos anais da competição – o reconhecimento de Pedro Bártolo no Cinco Ideal da prova.

No entanto, o trabalho da Seleção Nacional de BCR não pára: “Assim que a competição terminou, já estou a pensar no projeto de dois anos que temos pela frente. Temos a ambição de levar a equipa a um nível competitivo superior. Isto passa pela implementação de um programa de tecnificação e acompanhamento dos jogadores selecionáveis, bem como pela manutenção de concentrações conjuntas com outras seleções nacionais para podermos competir contra elas”, reforçou, em entrevista à FPB.

“Agora começa um novo desafio, que passa por melhorar a melhor classificação histórica da competição” (7.º lugar na Divisão B em 2008).

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramX e TikTok.

Seleções
4 AGO 2024

Mais Notícias