Ovarense junta-se ao Benfica na grande final

Foi sofrer até ao fim nesta vitória da Ovarense Dolce Vita frente ao FC Porto, por 73-70.

Atletas | Competições
19 MAR 2016

Graças a este resultado, a formação vareira irá defrontar o Benfica na final de amanhã, agendada para as 16h, regressando assim a uma final desta competição 6 anos depois da última presença.

 

Fantástica promoção da modalidade, aquela que Ovarense Dolce Vita e FC Porto protagonizaram no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis. Numa partida marcada por muita emoção e reviravoltas no marcador, o clube vareiro acabou por levar a melhor, fruto de uma recuperação notável.

 

Desde início que o numeroso público presente pôde assistir a um desafio muito movimentado, com o FC Porto a destacar-se no primeiro tempo. Os dragões aplicaram mesmo um parcial de 10-0 no 1.º período, fixando o resultado em 20-10, dando seguimento ao bom momento de forma que os azuis-e-brancos vinham atravessando. No 2.º quarto a toada manteve-se, com os comandados de Moncho Lopez a revelarem-se um conjunto seguro, não permitindo grandes veleidades ao conjunto de Ovar, o que se pode constatar pelo 36-31 verificado ao intervalo.

 

Porém, estava reservada para a 2.ª parte uma clara mudança no cariz da partida. O FC Porto, como que adormecendo, não sentenciou a questão, tendo de lidar com o a fortíssima reação dos vareiros, muitíssimo apoiados pelos seus adeptos. Com Nicholas Novak em plano de evidência, a Ovarense foi acreditando através de um acentuado aumento da eficácia, o que lhe possibilitou passar para a frente das operações, como se atesta pelo 54-53 antes de se entrar no derradeiro período.

 

Os últimos 10 minutos foram impróprios para cardíacos. A dada altura até pareceu que a Ovarense estava a caminho da final, muito por culpa de um bom jogo exterior, mas o FC Porto não desistiu, chegando a empatar a partida a 65 pontos. A partir daí, a equipa orientada por Felix Alonso reassumiu-se na liderança do marcador, num ritmo louco de parada e resposta, até conseguir o resultado final de 73-70, destacando-se a sua frieza da linha de lance livre, numa fase em que o FC Porto procurava desesperadamente colar-se aos vareiros no marcador.

 

Em relação ao campo individual, e do lado da Ovarense, Nicholas Novak carregou a equipa às costas, realizando uma partida de altíssimo nível com 18 pontos apontados e toda a manobra do conjunto a passar por si, ao passo que Miguel Miranda também esteve em muito bom plano (13 pontos e 6 ressaltos conquistados). Por seu turno, e falando do FC Porto, José Silva averbou 15 pontos e ganhou 6 ressaltos, ao passo que Pedro Bastos registou 14 pontos.

 

Sendo assim, a Ovarense marcará presença numa final da Taça de Portugal Masculina 6 anos após a última ocasião, em 2010, numa derrota frente ao FC Porto. O emblema vareiro não conquista esta prova desde 2009, tendo na altura batido o Vagos.

 

Espera-se um tremendo SL Benfica vs Ovarense Dolce Vita na final deste domingo!

Atletas | Competições
19 MAR 2016

Mais Notícias