Ovarense “vinga” Taça

O confronto entre a Ovarense Dolce Vita e o SL Benfica, referente à 8ª jornada do Grupo A da LPB, teve uma história bem diferente da final da Taça de Portugal, desde logo a começar pelo vencedor, já que foi a formação de Ovar a levar a melhor (82-75).

Competições
9 ABR 2016

Os vareiros assumiram a liderança do jogo no início do 2º período e não mais largaram o comando do jogo. E apesar de uma aproximação perigosa dos encarnados nos instantes finais, a Ovarense não tremeu da linha de lance-livre e segurou com todo o mérito a vitória no encontro.

 

Os minutos iniciais foram marcados por um ligeiro ascendente dos benfiquistas, um cenário que se alteraria nos primeiros segundos do 2º período, com a Ovarense a passar para o comando (19-18). Até ao intervalo, a equipa da casa conseguiu alargar a vantagem (38-31), tendo mesmo chegado à diferença máxima a 2.08 minutos do final do 3º período (57-43).

 

O bom momento dos vareiros foi cortado por um triplo de Jeremiah Wilson, mas no final do quarto a Ovarense liderava por dez pontos de vantagem (60-50). Com quatro minutos jogados no derradeiro período, a equipa comandada por Carlos Lisboa encurtava distâncias (56-61), mas um triplo de Jaime Silva, sensivelmente a meio do quarto, repunha a diferença na dezena de pontos (68-58).

 

O jogo entrou numa fase em que se sucederam os triplos nas duas tabelas, e só a 1.24 do final do encontro, com mais uma bomba da autoria de Mário Fernandes, o Benfica conseguiu reduzir a diferença para a casa das unidades (70-77). Wilson com cinco pontos consecutivos (2+3), reduzia a diferença para dois (75-77) a 36 segundos do termo da partida. José Barbosa, da linha de lance-livre, voltava o marcador funcionar a favor da Ovarense (79-75), e uma falta técnica assinalada à equipa encarnada com 11 segundos para jogar, acabou por sentenciar o jogo. Barber fixou o resultado final com mais dois lances-livres.

 

A Ovarense soube tirar partido da linha de lance-livre (21/24 – 88%), bem como esteve melhor nos lançamentos de campo (50% vs 47%). O experiente Jaime Silva, autor de 27 pontos, 4 assistências, 2 ressaltos e 2 roubos de bola, foi o melhor marcador do encontro, seguido depois na equipa de Ovar por Raven Barber que contabilizou 20 pontos e 4 ressaltos.

 

Mesmo tendo dominado a luta das tabelas (33-24), ter conquistado 14 ressaltos ofensivos e somado 14 pontos em segundos lançamentos, o Benfica não conseguiu dar a volta ao marcador. A equipa encarnada esteve mal da linha de lance-livre (5/14 – 36%), e nem as prestações de Ivica Radic (24 pontos e 10 ressaltos) e Jeremiah Wilson (22 pontos e 9 ressaltos) evitaram o desaire dos campeões nacionais.

Competições
9 ABR 2016

Mais Notícias